
O Centro é estratégico para a valorização das culturas indígenas – Foto: Redes Sociais
Na quarta-feira (14), a Secretaria de Turismo e Cultura de Miranda (SETUC) reuniu-se com artesãos e artesãs indígenas e com o Conselho Gestor do Centro Referencial das Culturas dos Povos Originários “Kali Sîni”, criado e regulamentado pela Lei nº 1.590, de 12 de junho de 2025.
Localizado em Miranda, o Centro é estratégico para a valorização das culturas indígenas e o fortalecimento do etnoturismo regional. Sua gestão ficará a cargo do Conselho Gestor, formado por 17 membros: 14 lideranças indígenas que representam as comunidades locais, além de representantes da FUNAI, SEMAI, CAIANAS, sociedade civil, Câmara Municipal e da própria Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
O encontro também contou com a presença da startup social BRUACA, responsável pela curadoria e comercialização, ocasião em que foram definidas diretrizes para vendas, formas de pagamento, organização museográfica e expográfica, e funcionamento do centro de atendimento ao turista.
A Prefeitura de Miranda, por meio da SETUC, reforça seu compromisso com a reabertura do espaço, que vai além da comercialização de produtos: trata-se de um importante símbolo de resistência e valorização dos povos originários do município. Fonte: Prefeitura de Miranda