
Frente fria se aproxima e muda o tempo em MS a partir de quinta-feira – Foto: Aureo Audi/Gazeta do Pantanal
A quarta-feira (17) será de tempo firme em todo o Mato Grosso do Sul, com predomínio de sol e poucas nuvens ao longo do dia. A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens e mantém o tempo estável, sem previsão de chuva para nenhuma região do Estado. Com a presença de ar seco, são esperadas grandes amplitudes térmicas, com manhãs mais amenas e tardes quentes – a variação pode ultrapassar os 20?°C entre a mínima e a máxima.
Além do calor, a umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos durante a tarde, com índices entre 15% e 30%, caracterizando estado de alerta para o tempo seco. A recomendação é reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes e redobrar a atenção com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. Esse cenário também favorece a ocorrência de incêndios florestais, especialmente em áreas de vegetação seca.
As temperaturas mínimas previstas variam entre 14°C e 17°C nas regiões sul, cone-sul e grande Dourados, com máximas entre 26°C e 29°C. No sudoeste e Pantanal, os termômetros devem marcar entre 13°C e 20°C pela manhã, e alcançar até 33°C à tarde. Nas regiões do bolsão, norte e leste, as mínimas ficam entre 13°C e 16°C, e as máximas entre 28°C e 31°C.
Em Campo Grande, os termômetros devem oscilar entre 16°C e 18°C no início do dia, e chegar aos 29°C no período da tarde. Os ventos sopram do quadrante leste e nordeste, com intensidade de 30 a 50 km/h, e podem ocorrer rajadas acima de 50 km/h em pontos isolados.
Entre quinta e sexta-feira, o tempo em Mato Grosso do Sul começa a mudar com a chegada de uma nova frente fria. Até lá, o cenário ainda será de sol com variação de nebulosidade na maior parte do Estado. Mas entre a noite de quarta e o decorrer da quinta, o avanço do sistema frontal deve aumentar a quantidade de nuvens e provocar pancadas de chuva isoladas, principalmente nas regiões sudoeste e sudeste.
O destaque desse novo cenário será a queda acentuada nas temperaturas, especialmente no sul do Estado, onde os termômetros podem marcar entre 5°C e 7°C. As temperaturas mais baixas estão previstas para sexta e sábado, com possibilidade de registros abaixo dos 6°C em pontos isolados.
Nas regiões sul, cone-sul e grande Dourados, as mínimas devem variar entre 6°C e 11°C, e as máximas entre 19°C e 22°C. No sudoeste e na região pantaneira, a previsão é de mínimas entre 6°C e 15°C, com máximas que chegam a 25°C. Já no bolsão, leste e norte do Estado, o frio será menos intenso: as mínimas ficam entre 12°C e 16°C, e as máximas variam entre 25°C e 31°C.
Em Campo Grande, a previsão indica mínimas entre 10°C e 15°C, e máximas entre 23°C e 26°C. Os ventos devem soprar do sul, com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h, e há possibilidade de rajadas acima de 60 km/h em algumas localidades. Fte