Início » Prouni encerra inscrições nesta sexta-feira

Prouni encerra inscrições nesta sexta-feira

por Redacao
0 comentários

São mais de 2 mil vagas disponíveis em Mato Grosso do Sul – Foto: Arquivo

Termina nesta sexta-feira (4) o prazo se inscrever no Prouni (Programa Universidade para Todos). São mais de duas mil vagas disponíveis em 80 cursos de universidades particulares em Mato Grosso do Sul, para ingressar no segundo semestre de 2025.

Há duas possibilidades de bolsas: a integral e a parcial, sendo oferecida 50% do valor da mensalidade do curso de graduação. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior, sendo um processo de seleção com uma lista de critérios e documentação.

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Logo, para a bolsa parcial, a renda mensal per capita exigida é de até três salários mínimos.

Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • tenha cursado ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
  • cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
  • seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Primeiro passo

Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.

Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

Ao atender as exigências do perfil de seleção, o candidato deve se inscrever exclusivamente pelo portal do Prouni. Não há taxa de inscrição. É necessário ter uma conta Gov.br, um portal com serviços disponibilizados pelo Governo Federal.

  • Ao iniciar a inscrição, o candidato será direcionado para a página do Gov.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.
  • Caso o candidato já possua cadastro, é só digitar CPF e senha.
  • Em seguida preencher os dados do formulário de inscrição e selecionar as opções de curso.

Não tenho acesso à internet

Todas as instituições de ensino participantes do Prouni devem oferecer local com equipamentos para acesso gratuito à internet aos candidatos que pretendam fazer a inscrição.

Ou seja, basta ir em uma universidade particular mais próxima e solicitar um computador para fazer a inscrição.

Posso escolher qualquer curso?

Sim, desde que a instituição seja participante do Prouni e o curso tenha bolsa disponível. Ao fazer a inscrição, o candidato faz até duas opções de curso, turno e instituição de educação superior, dentre as bolsas disponíveis, conforme seu perfil.

Segundo o MEC, há cursos que exigem requisitos específicos para matrícula. Em alguns cursos de ciências aeronáuticas, por exemplo, o estudante deve ter, dentre outras exigências, licença de piloto privado e um número específico de horas de voo.

Assim, é necessário ter atenção ao fazer as opções de curso no momento da inscrição no Prouni. Caso o estudante deixe de comprovar requisitos dessa natureza, perde o direito à bolsa.

Assim, o candidato pode consultar a unidade que deseja uma bolsa por município e instituição. Em Campo Grande, cerca de 15 instituições oferecem a modalidade para bolsa do Prouni, sendo a Unigran, Estácio de Sá, Unifael, Uninter, Uniasselvi, Claretianobt, Faescg, Insted, Facsul, , UCDB, Unimar.

Clique aqui e consulte os cursos e as instituições disponíveis na sua região.  Fonte: Midiamaxuol

Você Pode Gostar

Deixe um Comentário