
Paróquia Nossa Senhora do Carmo, primeira igreja de Miranda e sede da prefeitura municipal – Foto: Aureo Audi/Gazeta do Pantanal
Localizada a 210 km da Capital, Miranda,município localizado no Pantanal Sul, comemora hoje 247 anos de sua fundação. Importante via para quem visita a região pantaneira, Miranda é a cidade mais antiga de Mato Grosso do Sul.
O município tem suas origens ligadas ao desbravamento de dois rios da região (Aquidauana e Miranda) e à construção de uma penitenciária criada, à época, para proteger o território de possíveis invasões de castelhanos de Assunção.
Fundado em 16 de julho de 1778, o Presídio de Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego é o marco utilizado para a comemoração do aniversário da cidade. Desde então, o povoado surgiu de forma lenta, enfrentando dificuldades, mas sobreviveu graças à determinação de seus primeiros habitantes.
Com o tempo, a localidade se estruturou, ganhou uma igreja (Nossa Senhora do Carmo), uma rua principal (atual Rua do Carmo) e uma população crescente. A chegada do telégrafo e da ferrovia, no ano de 1912, marcou um novo período de desenvolvimento para Miranda.
Hoje, Miranda conta com uma população estimada em pouco mais de 26.400 habitantes. Na área da saúde, a cidade se destaca pela baixa taxa de mortalidade infantil, sendo a sexta melhor do Estado. O município também apresenta dados notáveis no meio ambiente, com mais de 95% das vias públicas arborizadas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
As festividades começaram no último sábado e encerraram na terça-feira, véspera da data de comemoração.