
Ex-governador, Zeca do PT, cobra providências – Foto: Luciana Nassar, Alems/Governo Federal
O ex-governador Zeca do PT quer propor um “pente-fino” nas prefeituras de Mato Grosso do Sul que têm pegado carona na popularidade em programas do Governo Federal sem atribuir os créditos à União. O deputado estadual denuncia que os paços municipais têm se promovido com esses programas como se fossem programas municipais ou estaduais.
O político tem conversado com o alto escalão do Governo Federal, como os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Rui Costa (Casa Civil), sobre o problema que é observado também em outros estados. O ex-governador interpreta a ação dos prefeitos como capital político visando as eleições.
Bolsa Família, Vale Gás, BPC, Pé de Meia e Minha Casa, Minha Vida seriam alguns dos programas que estariam sendo usados nestes casos. “Como essa história dos ônibus [escolares] que estão sendo entregues. As prefeituras estão homenageando o Governo do Estado e se esquecendo que é uma preocupação permanente do governo do presidente Lula. Eu acho que isso é politicagem e alguma providência tem que ser tomada”, critica.
O ex-governador diz que as ações são coordenadas por meio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que geralmente fica sob a administração das primeiras-damas da cidade. O CadÚnico (Cadastro Único), que organiza os programas sociais, seria um dos instrumentos usados pelas administrações municipais.
“É muito dinheiro que vem para cá. Quando se exclui alguém de um programa, a primeira dama, casada com o prefeito, diz que o Lula excluiu. Quando é pra incluir, diz que é bondade da primeira dama e do prefeito que está incluindo. Isso para mim se chama canalhice. É canalhice não dar o crédito para quem tem o devido crédito”, critica o ex-governador.
Zeca do PT cobra fiscalização por parte do MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e pretende marcar uma reunião com representantes do MP, MPF (Ministério Público Federal) e da Polícia Federal na semana que vem para que seja aberta uma investigação das administrações municipais.
“As prefeituras estão homenageando o Governo do Estado se esquecendo que é uma preocupação permanente do governo do presidente Lula. Eu acho que isso é politicagem e alguma providência tem que ser tomada. Estou pedindo para o PT fiscalizar e passar os problemas que existem e não são poucos”, destaca.