Início » Miranda: Paróquia Nossa Senhora do Carmo abre as comemorações das festividades juninas

Miranda: Paróquia Nossa Senhora do Carmo abre as comemorações das festividades juninas

por Redacao
0 comentários

Espaço de festas da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo – Foto: Aureo Audi/Gazeta do Pantanal

Na noite de sábado, 7 no espaço de festas da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, foi realizada a festa junina da igreja que, tradicionalmente abre as festividades juninas no município.

Mais uma vez, a comunidade católica prestigiou o evento. Todas as mesas e cadeiras disponibilizadas pela coordenação, foram vendidas e, o salão ficou lotado. Estima-se que mais de 500 pessoas estiveram prestigiando o evento.

Bandeirinhas, fogueiras, as comidas típicas, música, leilões, bingos, dança de quadrilhas, deram o tom do evento, criando uma atmosférica única e festiva.
Além da comunidade católica, participaram do evento também, políticos e empresários que, durante os leilões se revezavam em lances em dinheiro que chegaram a alcançar lances no valor de dois mil e quinhentos reais, por um bolo, por exemplo. A comunidade, de maneira geral elogiou a organização da festa.

História das festas juninas

As festas juninas são comemorações que acontecem no mês de junho no Brasil. Nela se comemoram três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João.

A origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as festas que deram origem às festas juninas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa altura que começava o período da colheita de cereais.

Mas, como a igreja não conseguia acabar com a popularidade dessa festa – que surgiu há centenas de anos -, acabou aderindo a ela e atribui-lhe um caráter religioso.

Tradicionalmente, as festas juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João.

Você Pode Gostar