Início » Semana será marcada por veranico, com altas temperaturas no Estado do Pantanal

Semana será marcada por veranico, com altas temperaturas no Estado do Pantanal

por Redacao
0 comentário

Bloqueio atmosférico mantém o tempo firme, seco e ensolarado até no Estado, mas manhãs e noites serão amenas – Foto: Aureo Audi/Gazeta do Pantanal

Um veranico deve se intensificar na região Centro-Oeste, consequentemente em Mato Grosso do Sul, nesta semana. Um bloqueio atmosférico, associado a um sistema de alta pressão, mantém o tempo firme e ensolado no Estado.

Veranico é um período mais prolongado de estiagem e temperaturas elevadas. Esse padrão típico de outono é caracterizado por vários dias consecutivos com ausência de chuva, céu aberto e temperaturas máximas acima da média, mesmo em pleno mês de maio.

De acordo com o Climatempo, esse sistema atmosférico deve permanecer até, pelo menos, a quinta-feira (22).

Além de provocar o aumento das temperaturas, essa massa também dificulta a formação de nuvens e chuva, favorecendo o tempo seco, com a umidade relativa do ar em índices que caracterizam estado de atenção.

A expectativa é que as temperaturas fiquem até 5°C acima do normal para o período.

No entanto, ainda deve haver grande amplitude térmica, que é quando há uma grande uma diferença entre a menor e a maior temperatura registrada em um período, neste caso, no mesmo dia.

Ou seja, as noites e manhãs devem ter temperaturas amenas, que entram em elevação ao longo da tarde, com predomínio de sol.

Ainda segundo o Climatempo, Mato Grosso do Sul deve ser um dos estados mais quentes do País, com temperaturas acima de 30°C em todas as regiões.

As maiores temperaturas devem se concentrar na região do Pantanal, como Corumbá e Porto Murtinho.

A partir de quarta-feira (21), uma frente fria chega ao sul do País, mas não deve ter efeito imediato nas temperaturas em Mato Grosso do Sul, pois o bloqueio atmosférico impede este avanço.

Leia mais em: https://correiodoestado.com.br/cidades/semana-sera-marcada-por-veranico-em-mato-grosso-do-sul/448364/

Você Pode Gostar

Deixe um Comentário

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal