GAZETA_NATAL 2025_OFICIAL

 

Início » Ponto certo da carne: como o cronômetro pode ajudar

Especialistas dão dicas para acertar na hora de fazer a carne – Foto: Reprodução

O Brasil é conhecido por sua rica cultura gastronômica, mas alguns pratos, em especial, representam bem uma paixão nacional. Entre eles, está a carne. Em reuniões de família, encontros com amigos ou celebrações especiais, a carne, em suas diversas versões e possibilidades, sempre está presente.

Do tradicional espeto na churrasqueira às inovadoras preparações gourmet, cada corte tem sua história e forma ideal de preparo. Saber encontrar o ponto perfeito da carne é indispensável para o sucesso de um prato. Mas, afinal, qual o ponto certo? Depende de cada paladar?

Há quem diga que sim, mas a verdade é que o cronômetro pode ser um importante aliado. De acordo com os especialistas do açougue do Supermercados Comper e do Fort Atacadista, a carne pode ser dividida em cinco pontos: selada, mal passada, ao ponto, ao ponto para bem passada e bem passada.

Pontos certos da carne de acordo com o cronômetro

Enquanto há quem prefira a mal passada — suculenta e macia, com o centro levemente cru —  há também quem opte pela opção bem passada, com textura firme e completamente cozida. Por isso, saiba os minutos corretos até cada ponto:

Selada: 4 a 6 minutos

Mal passada: 5 a 7 minutos

Ao ponto: 6 a 8 minutos

Ao ponto para bem passada: 7 a 9 minutos

Bem passada: 8 a 10 minutos

Corte de carne ideal

Antes do ponto perfeito, é preciso considerar o corte da carne. Cada parte do animal exige um corte diferenciado e, nessa fase, a qualidade da carne escolhida tem grande influência no resultado final.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal