Em uma área mais central e de fácil acesso ao público, o Governo de Mato Grosso do Sul inaugurou nesta terça-feira (20) a nova sede da Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz, localizada agora no coração de Campo Grande, na rua Dom Aquino, nº 1.789, quase esquina com a Rui Barbosa. O novo endereço fica a três quadras da Praça Ary Coelho, um dos maiores pontos de PegFácil de ônibus da Capital, o que facilita o acesso para os usuários, e também é próximo da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul).
O descerramento da placa de inauguração contou com a presença do governador Eduardo Riedel, que enfatizou a localização do serviço de saúde, que atende cerca de 400 pessoas diariamente.
O atendimento ao público começou a hoje de amanhã (21), em horário normal, das 7 horas às 16 horas, com distribuição de senhas para atendimento das 7 horas às 15h30. Para atendimento de protocolo (primeiro cadastro), as senhas são distribuídas das 7 horas às 10 horas, período matutino, e das 13 horas às 15 horas, no período vespertino.
“É um espaço absolutamente central, com muita disponibilidade de transporte público, de estacionamento para veículos. As pessoas podem sair daqui e ter acesso a diferentes pontos de deslocamento. É um espaço confortável, de fácil acesso e que vem se modernizando”, completou.
A mudança de endereço também acompanha uma outra novidade que é um novo formato no atendimento, oferecendo mais agilidade, pois o mesmo servidor que dará assistência ao paciente já fará também a entrega dos medicamentos.
Desde setembro de 2023, a Casa da Saúde esteve em um local provisório no Centro de Convenções Albano Franco.
Atualmente, 34.687 pacientes ativos em Mato Grosso do Sul recebem medicação por meio da Casa da Saúde. Destes, 10.269 recebem medicamentos via o “Programa Remédio em Casa”, criado em 2022. Todos os meses, cerca de 12 mil entregas de medicamentos são feitas na porta de casa e de graça para moradores de Mato Grosso do Sul.
Para fazer parte do programa é preciso preencher um termo de adesão. O cadastro é feito em unidades de saúde no caso dos moradores do interior e na Casa da Saúde para quem vive na capital. Vale destacar que o programa não entrega medicamentos controlados que dependem de receita médica a cada retirada, por isso o foco nos remédios voltados ao controle de doenças crônicas.
Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz
Desde outubro de 2019, a Casa da Saúde passou a se chamar Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz, em homenagem ao médico cirurgião Carlos Alberto Jurgielewicz, que atuou na Capital de Mato Grosso do Sul desde 1979 até a seu falecimento em fevereiro de 2015.
Antes de sua morte, o profissional chegou a ser homenageado pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS) por seus 50 anos de profissão, durante celebração em 2006.