Início » Quando será o Enem 2024? Veja datas da prova, inscrições e calendário do exame

Quando será o Enem 2024? Veja datas da prova, inscrições e calendário do exame

por Redacao
0 comentário

Neste ano, a aplicação será em 3 e 10 de novembro, em dois domingos consecutivos – Foto: Reprodução

As datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela aplicação do exame. Neste ano, a aplicação será em 3 e 10 de novembro, em dois domingos consecutivos. Na edição anterior, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram. Do total, 2,7 milhões de candidatos participaram do Enem.

A inscrição deve ser realizada na Página do Participante, entre o dia 27 de maio de 2024 e as 23h59 do dia 7 de junho de 2024 (horário de Brasília).

A taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix (acessando o QR code que consta no boleto), cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até o dia 12 de junho.

Conforme edital publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 13, o participante que obtiver a isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 e não comparecer às provas nos dois dias de aplicação deverá justificar sua ausência no sistema de isenção do Enem 2025, se desejar solicitar nova isenção para o exame. Clique aqui para mais informações sobre os resultados dos pedidos de isenção da taxa.

Nome Social

Segundo o Inep, não será necessário enviar documentos comprobatórios, no que se refere ao nome social, no momento da inscrição. “Travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal. Neste contexto, antes de se inscrever, o participante deverá verificar as informações pessoais, junto à Receita Federal, e, se for o caso, atualizá-las”, acrescenta o instituto.

Cronograma do Enem 2024:

– Inscrições: 27/5/2024 a 7/6/2024;

– Pagamento da taxa de inscrição: 27/5/2024 a 12/6/2024;

– Aplicação das provas: 3/11/2024 e 10/11/2024;

– Divulgação do gabarito: 20/11/2024;

– Divulgação do resultado: 13/1/2025.

Atendimento especializado:

– Solicitação: 27/5/2024 a 7/6/2024;

– Resultado: 17/6/2024;

– Recurso: 17/6 a 21/6/2024;

– Resultado do recurso: 27/6/2024.

No dia das provas do Enem:

– Abertura dos portões: 12h;

– Fechamento dos portões: 13h;

– Início das provas: 13h30;

– Término das provas no 1º dia: 19h;

– Término das provas no 2º dia: 18h30.

As provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares:

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

– Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.

– Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

No primeiro dia, os candidatos realizam as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Ciências Humanas e suas Tecnologias – também é o dia da Redação. O participante responderá às questões da prova de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) escolhida na inscrição. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, os participantes fazem as avaliações de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Reaplicação do exame

As provas serão reaplicadas para os participantes que se enquadrem nos critérios estabelecidos, nos dias 10 e 11 de dezembro deste ano. Essa alternativa é disponibilizada, segundo o Inep, em casos específicos, às pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme prevê o edital.

O que é o Enem?

O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. (Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni)”, avalia o Inep.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

“Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal”, segundo o instituto.

O Enem 2024 para adulto submetido à pena privativa de liberdade e adolescente sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) terá edital próprio, que será divulgado posteriormente pelo Inep.

Confira a seguir outras recomendações:

– Certifique-se, com antecedência, sobre a confirmação de sua inscrição e o local onde irá realizar as provas.

– Chegue ao local das provas indicado no cartão de confirmação de inscrição a partir das 12h (horário de Brasília).

– Apresente-se na porta da sala de provas até as 13 horas para os procedimentos de identificação.

– Apresente-se no local de aplicação das provas com documento de identificação válido, sob pena de ser impedido de realizar o exame.

– Aguarde, na sala de provas, das 13 horas às 13h30 (horário de Brasília), até que seja autorizado o início do exame, cumprindo as determinações do aplicador.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal