Início » Aprovado em primeira discussão PL de Hashioka que institui Dia da Agricultura Irrigada

Aprovado em primeira discussão PL de Hashioka que institui Dia da Agricultura Irrigada

por Redacao
0 comentário

A data foi escolhida por estar próxima ao período de seca, quando a produção de alimentos depende totalmente da irrigação – Foto: Divulgação

A agricultura irrigada poderá ter uma data comemorativa em Mato Grosso do Sul. Foi aprovado hoje, 9, em primeira discussão na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 65/2024, de autoria do deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil). O PL institui o Dia da Agricultura Irrigada, a ser comemorado anualmente em 15 de junho, e inclui a celebração no Calendário Oficial de Eventos estadual.

A data acompanha a Lei Federal 14.830/2024 e foi escolhida por estar próxima ao período de seca, quando a produção de alimentos depende totalmente da irrigação. Por haver uma grande preocupação em torno do meio ambiente e da necessidade de se produzir alimentos em qualidade e quantidade suficientes para suprir as crescentes demandas por alimento, a comemoração pretende informar sobre o papel da agricultura irrigada para a sustentabilidade na produção de alimentos e para o desenvolvimento e a segurança alimentar.

“Essa foi uma solicitação feita por produtores manifestando a importância da irrigação para a agricultura, principalmente quando vivemos momentos de irregularidade das chuvas e conforme estudo apresentado que diz que Mato Grosso do Sul terá um aumento de temperatura média e tempos prolongados de estiagem”, explicou.

Para Hashioka, a prática oferece maior segurança aos produtores e, dessa forma, garante financiamentos bancários. “O risco é menor, pois quem tem agricultura irrigada, por exemplo, em dois anos, consegue produzir cinco lavouras, ao invés das três de quem não possui esse sistema. A data é uma forma de incentivarmos os agricultores a implantar essa técnica em suas lavouras”, justificou o autor da proposta.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal