Início » ‘O Avesso da Pele’: livro censurado retorna às bibliotecas de escolas públicas de MS

‘O Avesso da Pele’: livro censurado retorna às bibliotecas de escolas públicas de MS

O recolhimento dos exemplares no estado aconteceu no último dia 6 de março, por determinação do governador Eduardo Riedel (PSDB). Na ocasião, trechos da obra foram considerados impróprios.

por Redacao
0 comentário

Publicado em 2020, “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, conta a história de um jovem que teve o pai morto em uma abordagem policial –  Foto: Carlos Macedo/Feira do Livro e Reprodução/Redes Sociais

Os exemplares do livro “O avesso da pele”, do escritor Jeferson Tenório, retirados das bibliotecas públicas de Mato Grosso do Sul no último dia 6 de março, por determinação do governador Eduardo Riedel (PSDB), por conter trechos considerados “impróprios”, estão sendo devolvidos às bibliotecas das escolas públicas do estado.

A devolução ocorre após uma análise realizada pela equipe técnica da SED (Secretaria de Educação).

Em nota, a SED informou que, “após análise realizada pela equipe técnica da pasta, a obra está em processo de devolução para as bibliotecas das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, com as orientações pedagógicas quanto à indicação de uso”.

Confira trecho da nota divulgada antes do recolhimento:

“A medida se dá em função da linguagem utilizada em trechos do referido material, contendo expressões consideradas impróprias para a faixa etária da maioria dos estudantes atendidos pela REE (menores de 18 anos), com o uso de termos e jargões que inviabilizam a utilização pedagógica no ambiente escolar”.

Obra

Exemplares do livro 'O Avesso da Pele'. — Foto: Reprodução/RBS TV

                                   Exemplares do livro ‘O Avesso da Pele’ –  Foto: Reprodução/RBS TV

A obra foi publicada em 2020 e narra a história de Pedro, que teve o pai assassinado em uma abordagem policial.

O racismo é um dos temas abordados no livro, que venceu o Prêmio Jabuti em 2021, considerado o mais importante da literatura brasileira. Fonte: G1MS

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal