Início » Curta de MS “As Marias” ganha prêmio de melhor filme na mostra Panorama Latino Americano

Curta de MS “As Marias” ganha prêmio de melhor filme na mostra Panorama Latino Americano

por Redacao
0 comentários

Foto: Divulgação

O curta-metragem sul-mato-grossense “As Marias” recebeu o prêmio de melhor filme do Panorama Latino Americano no festival Curta Cinema, no Rio de Janeiro.

A produção estreou no Festival do Rio, e já coleciona outros prêmios, como o melhor curta na Mostra de Cinema de Gostoso (RN), no Cine Congo (PB) e como melhor filme de interesse humano no Toronto Documentary Film Festival. Ao todo, já são 11 festivais.

A produção conta sobre as trigêmeas Maria Etelvina, Maria Leonor e Maria Salvadora, que nasceram em 1947, viraram notícia. Na época, no então Mato Grosso, em plena Guia Lopes da Laguna, cidade que viu a Guerra do Paraguai de perto, era inusitado uma mulher parir três filhas, todas com saúde. Contam, com orgulho, que até o governador veio visitá-las.

Diretor Dannon Lacerda – Foto: Divulgação

Durante o processo de produção, Dannon pediu que cinco grandes mulheres mandassem perguntas para suas tias. Na lista, as atrizes Vera Holtz, Renata Sorrah, a diretora Andréa Freire, Yuda Santiago e Carla Faour, roteirista da série Segunda Chamada, da Rede Globo.

“Eu usei essas perguntas e as minhas para fazer esse documentário. E quando a gente foi montar o documentário, a Nina Galanternick, que eu escolhi para ser montadora, me propôs algumas coisas que eu não queria a princípio, mas que eu acabei entendendo que eram necessárias. E aí o filme ganhou esse corpo que ele apresenta hoje. Embora, claro, muita da estrutura estivesse planejada antes, que era para falar dessa mulher sul-mato-grossense do século passado”, explica. Dannon Lacerda, diretor do curta-metragem

Etelvina, Santinha e Duna, como são conhecidas na cidade, originam-se de famílias tradicionais, sendo trinetas de José Francisco Lopes – o Guia Lopes, imortalizado na obra Retirada da Laguna de Visconde de Taunay – e de Senhorinha Barbosa Lopes, assim como Dannon.

marias
Pôster do filme (Foto: Divulgação)

O filme foi gravado em Guia Lopes da Laguna, cidade a 216 km de Campo Grande. Foi exibido recentemente nas oficinas de introdução ao audiovisual do Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito, em novembro de 2023. Fonte: Primeira Pagina

Você Pode Gostar