TRIBUNAL DE CONTAS-SINDROME DE DOW_ABRIL 2024

 

Início » Dia Mundial da Conscientização do Autismo é oportunidade de fortalecer a inclusão

Dia Mundial da Conscientização do Autismo é oportunidade de fortalecer a inclusão

por Redacao
0 comentário

Presidente Gerson: “Que a sensibilidade, a tolerância e o amor que os autistas irradiam nos inspirem a sermos pessoas melhores” – Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), em mensagem por ocasião do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta terça-feira (2), destacou a necessidade de reflexão sobre as atitudes em relação aos milhões de indivíduos e famílias que vivem com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

“Mais que uma data de celebração, é uma oportunidade de reflexão sobre as nossas atitudes em relação aos 70 milhões de autistas em todo o mundo, dos quais dois milhões são brasileiros. É fundamental transformar a inclusão num valor permanente. Que seja uma regra e não apenas uma exceção virtuosa. Que a sensibilidade, a tolerância e o amor que os autistas irradiam nos inspirem a sermos pessoas melhores”, disse Gerson, na abertura da sessão ordinária.

Coleção tem 8 edições
Arte: Luciana Kawassaki

Em 2010, foi instituído em Mato Grosso do Sul, pela Lei 3.721, do deputado Antonio Vaz (Republicanos), o Mês Abril Azul, voltado para a conscientização sobre o autismo. As campanhas são realizadas anualmente, com o intuito de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil sobre o TEA. “Trazer o autismo para o centro das atenções, educando o público sobre essa condição de neurodesenvolvimento, pode ajudar a reduzir o estigma e os equívocos em torno da condição”, afirmou Vaz.

Inclusão

Ao longo deste mês, a Comunicação Institucional da ALEMS divulga em todos os canais oficiais informações relacionadas ao autismo, como causas, tratamentos, entre outras, com o objetivo de promover a inclusão. Com o livro digital “Corria no Pantanal uma Ema – Um conto sobre as diferenças”, produzido pela Gerência de Site e Mídias Sociais, o leitor é convidado a acolher e compreender as diferenças que envolvem esse “jeito único e especial de ver o mundo”. Para acessar o livro gratuitamente, clique aqui.

Livros digitais

A coleção “Cidadania é o Bicho” aborda, em linguagem para crianças e pré-adolescentes, questões relativas aos direitos humanos. Combate à violência contra mulheres e ao abuso infantil, respeito aos idosos, igualdade de gênero, ações antirracistas e conscientização sobre o autismo são alguns dos temas já abordados.

Todas as edições são ilustradas com animais que remetem ao Pantanal Sul-mato-grossense, para que, de forma lúdica, também seja valorizada a cultura regional. Para acessar a coleção, clique aqui.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal