
O evento promoveu trocas de experiências significativas por um jornalismo mais diverso inclusivo – Foto: Divulgação
Nos últimos dias 14,15 e 16 de setembro, Belém capital do estado do Pará foi a cidade escolhida para sediar o TechCamp, evento que reuniu representantes de 20 cidades brasileiras em uma iniciativa da Enóis, laboratório que trabalha no impulsionamento da diversidade, representatividade e inclusão no jornalismo brasileiro. O evento foi organizado em parceira com a embaixada dos EUA.
Com a ascensão da esquerda ao poder, intensificou-se as discussões sobre o modelo de comunicação no Brasil. Discussões e debates sobre o modelo tradicional de comunicação e o processo de desinformação, as chamadas Fake News (que foram determinantes para que a extrema direita chegasse ao topo da política brasileira) estão em pauta tanto nas esferas públicas quanto nas entidades de representatividade de jornalistas e veículos de comunicação do País.

Foto: Divulgação
Atenta a esses fatores, a Enóis juntamente com a Embaixada dos EUA, organizou aquele, que pode ser considerado um dos maiores eventos de representantes da mídia ativistas populares do Brasil; estiveram presentes ao evento 60 iniciativas de diversos Estados Brasileiros.
Durante o encontro de três dias, a interlocução, a troca de experiências de forma democrática e respeitosa envolveu jornalistas, comunicadores e mentores, representados por segmentos indígenas, lgbtqia+, quilombolas e mulheres de diferentes faixas etárias.
Mentorias
Oito mentores discorreram sobre temas diversos e, importantes para a consolidação de um modelo moderno, diverso e inclusivo no jornalismo brasileiro. Dentre as quais; participaram da mentoria a diretora de Comunicação do “Fogo Cruzado”, Marianna Araujo, Cristiana Tardáguila, fundadora da “Agência Lupa”, Nicolas Rios, diretor de Público e Comunidade da “Documented”, Jonathan Kealing, diretor de network do “Institute for Nonprofits News”. Participaram também, Ariane Susui, Raul Torres, Simone e Gabi. As mentorias trataram de temas específicos, dentre os quais captação de recursos, planejamento, saberes da comunicação dentre outros.

O encontro de jornalistas aconteceu no Centro Cultural Brasil \ Estados Unidos (CCBEU) – Foto: Divulgação
O Encontro aconteceu no Centro Cultural Brasil \ Estados Unidos (CCBEU), local dotado de toda infraestrutura, como anfiteatro e salas climatizadas; banheiros higienizados o que proporcionou segurança e bem estar a todos os organizadores e participantes.
O site gazetadopantanal.com esteve representado pela jornalista, Marta Freire Audi que, aproveita a oportunidade para fazer um agradecimento especial á diretoria da ENois ,aos organizadores, representantes da embaixada dos EUA , a todo corpo de mentoria e, aos colegas participantes.
“Desde o envio das passagens aéreas, hospedagem, alimentação, translado do hotel para o local do evento, alimentação, toda organização esteve impecável. Sem contar com o nível técnico das mentorias e, das mais diversas iniciativas que participaram do TechCamp Belém. Esse encontro nos fortalece e nos encoraja a seguir cada dia mais firmes no propósito de construir um jornalismo plural e democrático”.

Foto: Divulgação
Participantes:
Nós, mulheres da periferia, Sul21, Jornal Empoderado, Gazeta do Pantanal, Malamanhadas, Uniderp, LabJaca, jornalista, Transmídia,Jornal Cdd Acontece, Coletivo Força Tururu, Angola Comunicação, Carta Amazônia, Agência Mural de Jornalismo das Periferias, Coletivo Aruandê, DataLabe, TeatrineTV, Jornal O Povo, Acessibilindígena, Agência Lume, Desenrola e Não Me Enrola, Rede Tumulto, Abaré, Rede de Comunicadores dos Povos e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira/SP, Associação Ateliê de Ideias, fomentadora do Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação, produtor do jornal Comunitário Calango Notícias, Olhos Jornalismo, Manda Notícias, Bigu Comunicativismo, Tapajós de Fato, Correio do Lavrado, Maré de Not ícias (Redes da Maré), Portal Catarinas, Wayuri Negritar, Rondon Oficial, Reocupa – resistência cultural upaon-açu, Pimp My Carroça, O Corre, Instituto Mídia Étnica, Énois Conteúdo, Cumbuca, Produtora Maré Cheia, Associação Gênero e Número, Na Cuia Produtora Cultural, Fala Roça, Farol Jornalismo (PUC/RS), Território da notícia, Mangue Jornalismo, Agencia Saiba Mais, Engajamundo, Radio e Tv Quilombo, Site Coreto – Jornalista, Redação News – Jornalismo, Awalé, Marco Zero Conteúdo, Portal Repórter Manaós, Nonada Jornalismo, Amazônia Real, Amazônia Vox, Tv Quilombo, Açaí Valley e Agência Fluxo.

Foto: Divulgação

