Nesta quarta-feira (02), o prefeito Odilon Ribeiro recebeu a visita da secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Christine Maymone, dos secretários de Saúde Digital do Ministério da Saúde, Paulo Setúbal e Mariana Leal, a superintendente de Saúde digital, Marcia Tomazzi, e, também, integrantes do Hospital Albert Einstein.
Aquidauana é um dos municípios de Mato Grosso do Sul contemplados com o programa do Hospital Albert Einstein, que têm por finalidade a telessaúde, telemedicina e saúde digital, com várias especialidades, utilizadas na modalidade de teleinterconsulta, em que permite a realização de consultas médicas online, ou seja, sem que o paciente e médico estejam no mesmo ambiente.
Na prática, ela segue os mesmos objetivos de uma consulta médica tradicional e presencial, no entanto, pode ser realizada à distância através da internet. A Teleinterconsulta é a modalidade da telemedicina que estabelece um processo de comunicação entre dois profissionais de saúde, em que se permite a troca de informações entre ambos para tratar do mesmo paciente, para auxílio no diagnóstico ou na terapia de um agravo de saúde.
O prefeito Odilon aproveitou a presença dos membros da SES e do Ministério da Saúde para cobrar apoio e recursos para subsidiar o funcionamento do Hospital Regional de Aquidauana e o Centro de Especialidades Médicas.
“A modernidade e a tecnologia também alcançam o dia a dia de quem trabalha nos serviços públicos, como, por exemplo, os profissionais de saúde. Tudo que vem para facilitar, agilizar e melhorar o atendimento aos pacientes, aos nossos cidadãos é bem-vindo. Também precisamos de apoio e recursos para a saúde, pois o município não tem condições de arcar sozinho com a maior parcela das despesas do hospital regional e do CEM, onde são atendidos pacientes de outras cidades da região”, completou o prefeito Odilon.
“Estivemos firmando parceria com o prefeito Odilon em relação ao projeto. Ele também nos solicitou apoio ao Hospital Regional de Aquidauana, e, também ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), para que o munícipe possa ter melhor condição de oferta de serviço em saúde”, afirmou a secretária-adjunta Christine Maymone. Fonte: AGECOM