Entre os dias 23 e 27 de maio foi realizada, no Paraguai, a Exposição Pioneiros do Chaco, maior feira do agronegócio do Alto Paraguai.
Pensando em dar espaço ao novo mercado que deve surgir a partir da implantação da Rota Bioceânica, que vai integrar Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, a partir de Mato Grosso do Sul, a organização da feira convidou os municípios de Porto Murtinho, Bodoquena, Bonito e Jardim, que fazem parte da Rota Pantanal Bonito, para compartilhar um estande representando o Estado.
O objetivo dos quatro municípios era divulgar os atrativos turísticos da região, e foi alcançado com sucesso. A decoração do espaço, mostrando alguns pontos de ecoturismo dos quatro destinos através de vídeos, folhetagem e painéis, chamou a atenção do público que visitou a feira.
Para reforçar a ação, o Departamento de Transito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) e a Polícia Rodoviária Federal fizeram uma apresentação para representantes das colônias menonitas focada na segurança dos estrangeiros nas rodovias do Brasil, desde documentação exigida, legislação e fiscalização.
O estande de Mato Grosso do Sul foi um dos mais visitados da exposição, e recebeu grandes empresários e lideranças políticas do Paraguai, como os vice-ministros da Economia, Pedro Mancuello, e Juan Villalba, da Agricultura e Pecuária, e o governador do Departamento de Boqueron, Dario Medina.
O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, ressaltou o sucesso do estande, e acredita que os resutados virão, e o Estado terá um aumento no fluxo de turistas paraguaios.
“Temos que trabalhar forte essa região par atrair o turista, que terá facilidade de acesso com a Bioceânica. Quero agradecer ao prefeito Nelson Cintra pelo convite para participar. Plantamos uma semente que dará, com certeza, muitos frutos”, disse.
O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro, anunciou que a prefeitura está finalizando um acordo com a Polícia Federal, onde o município será autorizado, em caráter excepcional, a emitir o “permisso” para entrada no Brasil aos paraguaios e outros estrangeiros que cruzarem pela fronteira com o vizinho país.
“Vamos criar um posto para atendimento para garantir um tratamento de forma diferenciada, enquanto não seja construída a nossa aduana”, explicou.
Rota Bioceânica
A Rota Bioceânica vai encurtar em 8 mil km a distância percorrida pelos produtos brasileiros rumo ao mercado asiático, integrando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A ordem de serviço da ponte, que será implantada no km 1000 da Hidrovia do Paraguai e distante 7 km pelo rio ao norte de Porto Murtinho, foi dada no dia 13 de dezembro de 2021 pelo presidente paraguaio Mario Abdo Benitez, em ato na fronteira com a presença do governador Reinaldo Azambuja.
Na ocasião, o então governador Reinaldo Azambuja reforçou a importância da obra para a economia, cultura e turismo.
“A ponte tem um simbolismo muito forte ao garantir esse corredor ao Pacífico, que dará maior competitividade a Mato Grosso do Sul e a toda região Centro-Oeste, integrando definitivamente o bloco de quatro países não só economicamente, mas também na cultura e no turismo”, destaca o governador. “O Centro-Oeste exporta 68% de sua produção aos países asiáticos e a rota vai encurtar distâncias e reduzir o custo do frete em até 35%”. Com informações do Correio do Estado