Quem não gosta de um bom queijo no café da manhã, no lanche da tarde ou em pratos especiais? Gorgonzola, parmesão, colonial, brie, gouda, muçarela, branco, frescal e tantos outros. Com toda a variedade existente e por agradar tantos paladares, a iguaria ganhou um dia especial: 20 de janeiro, quando é celebrado o Dia Nacional do Queijo.
A data reforça características, derruba lendas e mostra que não há tempo ruim para a boa mesa, conforme declara a empresária Helena Machado, apaixonada por queijos, como ela mesmo se denomina. “Uma vez me perguntaram um desejo de presente de aniversário e eu disse que queria uma peça inteira de queijo parmesão”, confessa.

Queijos brancos, como a ricota, minas e o de búfala, possuem baixo teor de gordura e colesterol – Foto: Divulgação
Segundo Helena, um dos produtos que não falta na mesa da sua casa é o queijo. “Toda a família consome, em várias ocasiões, como happy hour, risoto, carbonara, entre outras coisas. Tem muita saída. Gostamos de todas as variedades e aproveito as ofertas do Fort Atacadista para adquirir uma grande quantidade do produto”, enfatiza a cliente.
Outra opção sugerida pela empresária é combinar queijo com vinho ou espumantes. “Ambos caminham juntos em matéria de paladar. A harmonização equilibra o sabor, por isso, é importante conhecer um pouco sobre os tipos de cada produto”, complementa Helena.
Benefícios
Incluir queijos na alimentação também traz benefícios à saúde, desde que consumidos com moderação, alertam os nutricionistas. Queijos brancos, como a ricota, minas e o de búfala, possuem baixo teor de gordura e colesterol. Já os amarelos, como o prato, provolone e parmesão, são mais gordurosos.
Com texturas e sabores diferentes, os queijos possuem vitaminas e minerais importantes para a saúde, como o cálcio, o fósforo e o magnésio, além de conter proteínas. O alimento também oferece vitamina A e B, que surgem a partir da fabricação, quando é retirada parte da água e concentram-se os componentes sólidos do leite. Consumir de uma a duas fatias por dia já é o suficiente para obter os benefícios.
Para casos de intolerância à lactose ou à proteína encontrada no leite, a caseína, também já existem versões de queijos nos supermercados e atacarejos.
História
O queijo tem reputação ancestral, seja pela sua qualidade na produção, quanto pela diversidade. Somente na França, estima-se que existam mais de 400 tipos. Mas, no Brasil, o queijo também é cultuado, com destaque para as produções mineiras da Serra da Canastra, da Serra do Salitre e do Cerro, que possuem selo de Indicação de Procedência (I.P). Em setembro do ano passado, os queijos brasileiros conquistaram 57 medalhas, sendo cinco super ouros, o mais alto prêmio, da competição mundial de queijos Mondial du Fromage et des Produits Laitiers de Tours, na França. A próxima edição do evento será em Minas Gerais, neste ano.
Onde encontrar
Em homenagem ao Dia Nacional do Queijo, as lojas do Fort Atacadista em Campo Grande estão com uma lâmina especial de ofertas, com muitas opções de marcas e produtos, inclusive com preços diferenciados para clientes Vuon Card. A rede de atacarejo do Grupo Pereira também possuiu uma grande variedade de vinhos, alguns exclusivos, com as marcas chilenas MaCool, Tubul, Paso Grande e Gryphoz e a portuguesa Mosaico.

