Onze sul-mato-grossenses participarão do Grand Prix (Grande Prêmio) de judô paralímpico nesta sexta-feira (3), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). Os judocas têm o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Este será o primeiro evento da modalidade em território nacional em dois anos, retornando ao calendário da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). O último fora justamente o Grand Prix de 2019, que aconteceu no dia 30 de novembro daquele ano. Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as duas etapas do ano passado e a primeira de 2021 não puderam ser realizadas. Representam Mato Grosso do Sul paratletas do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac) e Associação de Judô Caminho Suave (AJCS), ambos de Campo Grande.

Os judocas participarão do Grand Prix (Grande Prêmio) de judô paralímpico nesta sexta-feira (3) – Foto: Divulgação
“Muito feliz em poder ver os atletas voltando aos tatames depois de tanto tempo, após um período tão difícil. Estamos ansiosos e esperamos representar muito bem Mato Grosso do Sul nesse retorno”, destaca a técnica do Ismac, Anne Talitha Silva. Na última edição do Grand Prix, a delegação sul-mato-grossense faturou 12 medalhas, das quais seis foram de ouro, duas de prata e quatro de bronze.
A competição na capital paulista contará com mais de 120 atletas, nas classes etárias adulto e sênior, incluindo nomes que representaram o Brasil na Paralimpíada de Tóquio-2020, no Japão: Thiego Marques (-60 kg), Harlley Arruda (-81 kg), Arthur Silva (-90 kg), Antônio Tenório (-100 kg) e Wilians Araújo (+100 kg).
Confira abaixo a lista dos judocas sul-mato-grossenses que disputarão o Grand Prix:
Alexsander Delgado Ferreira (AJCS) – até 100 kg, classe B1
Benilce de Araújo Lourenço (Ismac) – até 63 kg, classe B1
Hellen Cordeiro Machado (Ismac) – até 63 kg, classe B3
Jorge Diodi Nakashita (Ismac) – até 60 kg, classe B1
Luzia de Alcântara Santana Lustosa (Ismac) – até 70 kg, classe B1
Michele Aparecida Ferreira (AJCS) – até 63 kg, classe B2
Nathan de Freitas Reliquias (Ismac) – até 73 kg, classe B1
Rafael Ferreira Martins (Ismac) – até 60 kg, classe B2
Rogério Campos dos Santos (Ismac) – até 81 kg, classe B1
Rosemeire Castilho dos Santos (AJCS) – acima de 70 kg, classe B1
Sara Silva dos Santos (AJCS) – até 52 kg, classe B1