Farmácia Municipal garante assistência de medicamentos para a população de Bonito

A população de Bonito encontra na rede municipal de saúde por meio da Farmácia Municipal vários tipos de medicamentos como anti-inflamatórios, antimicrobianos, vitaminas, entre outros. Atualmente a Farmácia Municipal está com seu estoque de medicamentos, insumos e componentes básicos estratégicos em mais de 98%, para atender à população de Bonito dando a assistência necessária para a aquisição de medicamentos.

Os usuários de medicações psicotrópicas (controladas) também têm acesso aos remédios na Farmácia Municipal. Muitos destes medicamentos estão sendo adquiridos com recursos próprios da Prefeitura de Bonito, pois a maioria deles não fazem parte da lista padronizada do SUS. Dos 104 tipos de medicações controladas apenas 21 fazem parte do elenco da assistência farmacêutica do SUS, já os outros 83 são financiados com recursos próprios, aumentando o acesso dos pacientes aos medicamentos.

A maioria dos medicamentos que são distribuídos pela Secretaria de Saúde fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). Esta relação compõe os medicamentos financiados pelo SUS, indicados para diversas patologias como dor, infecções, diabetes e hipertensão. De acordo com a Farmacêutica Adriana Andrade Responsável Técnica da Farmácia Municipal “A assistência farmacêutica faz parte da Política de Saúde e é fundamental para a promoção do acesso aos medicamentos de forma regular para a população.

Atualmente a Farmácia Municipal está com seu estoque de medicamento em mais de 98% disponível para a população – Foto: Divulgação

O trabalho realizado pela equipe da farmácia é muito importante para a Política Pública de Saúde, pois são realizados o fornecimento e as informações necessárias sobre cada medicação, promovendo o uso correto dos remédios na prevenção de doenças e promoção da saúde. Dos 153 itens obrigatórios na atenção básica hoje temos 100%, e ainda aumentamos nossa relação de medicamentos, colocando em nossa atenção básica 288 tipos de medicamentos a disposição dos nossos pacientes.

Durante este início de gestão trabalhamos para reestruturar nossos estoques e padronizar mais medicamentos de média e alta complexidade. Aumentamos o nosso número de tipos de medicamentos, dessa forma atendemos com mais diversidade de medicamentos. Implantamos o monitoramento dos pacientes diabéticos com a distribuição de monitores de glicemia capilar e distribuição de fitas para o controle diário. Implantamos a distribuição de canetas de insulina, trazendo aos nossos pacientes mais conforto, facilidade e menos dor no ato da aplicação.”

Adriana Andrade ressalta ainda sobre a agilidade no atendimento que trazem números expressivos na distribuição de remédios para os pacientes, além de novas melhorias que serão implantadas na Farmácia Municipal:  “A média de pacientes atendidos diariamente está em torno de 201 pessoas, com a liberação de aproximadamente 24.000 itens diariamente. Nesta segunda-feira, dia 18 de outubro, batemos nosso recorde com 299 pacientes atendidos e 26.249 itens dispensados. Reestruturamos internamente e estaremos iniciando uma nova fase dessa reestruturação, que será a reforma externa e da recepção da Farmácia Municipal. Acreditamos em um acolhimento humanizado, respeitoso e profissional para atender nossos cidadãos.”

Para a aquisição de medicamentos na Farmácia Municipal o usuário deve apresentar a receita médica como também o cartão do SUS.

A Farmácia Municipal fica na Rua Afonso Pena, nº 801, esquina com a Rua Cel. Pílad Rebuá. Com informações da assessoria de comunicação

Sem Comentarios

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com