Testagem em massa para identificar casos de Covid-19 é realizado na zona rural de Bodoquena

O trabalho de testagem em massa para identificação de casos de Covid-19 em Bodoquena chegou a Zona Rural. Desde a última segunda-feira (12) até na sexta-feira(16), a equipe tem se deslocado para Assentamentos e Distrito para atender a população dos locais. A medida foi determinada pelo prefeito Kazu Horii(PSDB) que viu a necessidade de identificar os casos sub-notificados.

A testagem realizada pela Secretaria de Saúde, por meio profissionais do Hospital Municipal, chegou aos Assentamentos Sumatra, Serro Alegre e ao Distrito Morraria do Sul.

No caso das testagens nas residências a população pode entrar em contato com o Agente de Saúde – Foto: Divulgação

O procedimento é semelhante ao realizada na cidade, o teste rápido de antígeno detecta a Covid-19 entre o primeiro e o sétimo dia de infecção e para os casos positivos o protocolo será realizar o termo de isolamento e encaminhar o paciente para o Hospital para que seja oferecido atendimento especializado. Até agora nenhum caso positivo foi identificado.

Diferente da logística adotada na área urbana, a equipe de testagem é coordenada pela Enfermeira Jhennifer Gonçalves, responsável pela área rural. Diferente do perímetro urbano, a responsável realiza levantamento dos locais de grupos prioritários e/ou sintomáticos para receber o serviço e encaminha as duas técnicas e o Agente de Saúde da área ao local. O resultado demora de 5 a 15 minutos e sua realização pode evitar a proliferação do vírus, especialmente se o paciente for assintomático.

O trabalho também segue sendo realizado no Hospital Municipal Francisco Sales e nas residências. Para atendimento na unidade de saúde, basta ir até o local e no caso das testagens nas residências a população pode entrar em contato com o Agente de Saúde para que o profissional veja a necessidade e acione o serviço Com informações da assessoria

Sem Comentarios

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com