No último domingo houve a confirmação de que um dos presos da Delegacia de Polícia Civil de Miranda testou positivos para a Covid-19.
A confirmação do primeiro caso na cidade deixou as autoridades do município em alerta.
De acordo com o Sinpol/MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), ao menos 22 pessoas, dentre as quais 12 policiais, outros sete presos e funcionários administrativos, estiveram expostas diretamente ao risco de contaminação.
“Não temos como garantir que só quem estava na delegacia foi exposto, porque também há os policiais militares, que conduzem os presos e outras pessoas que tiveram contato indireto, por isso creditamos que esse número possa ser maior. Por este motivo, a Sejus (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) espera que policiais e internos sejam submetidos a exames ainda nesta segunda-feira (13), explicou Giancarlo Miranda, diretor presidente do Sinpol/MS
“Queremos estender esses testes porque há policiais de toda a [Delegacia] Regional de Aquidauana que tiveram contato com os presos e policiais de Miranda, para que a gente consiga fazer um rastreamento mais amplo e diminuir uma possível cadeia de propagação”, concluiu Giancarlo.
O sindicato reivindicou que a delegacia passe por desinfecção e entre em quarentena, assim como estão os policiais. Hoje, por conta do isolamento imediato dos servidores, não houve atendimento ao público. A delegacia de Miranda já passou pelo processo de desinfecção.
“Nosso diretor plantonista, o Alexsandro Santos Oliveira, entrou em contato com os policiais e acompanhou a situação. O preso, paciente infectado pela Covid-19 estava acompanhado de outros sete detentos que aguardam remoção”, relata Giancarlo.
A princípio, foi cogitada transferência para Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana ou Campo Grande, porém, ainda não houve definição. Conforme noticiado, o preso com coronavírus trata-se de um homem morador de São Paulo e que havia sido preso no último dia 2, motivo pelo qual estava recolhido na Delegacia de Polícia Civil do município de Miranda.
Ele foi internado na quarta-feira passada, reclamando de dores nas costas, mas sem sintomas de gripe. Ele foi medicado e liberado, mas na sexta-feira voltou ao hospital com dores de cabeça. Ele foi imediatamente colocado em isolamento.