Início » Saiba as principais diferenças entre gestão da produção industrial e engenharia de produção antes de entrar para o mercado!

Saiba as principais diferenças entre gestão da produção industrial e engenharia de produção antes de entrar para o mercado!

por Redacao
0 comentários

A área industrial oferece um grande leque de oportunidades para quem deseja seguir esse caminho, mas muitas pessoas ficam em dúvida de qual curso fazer e se existe diferença entre os cursos de gestão da produção industrial e engenharia da produção. As duas formações podem se complementar, mas não são a mesma coisa, por isso leia o artigo até o final e saiba o qual a melhor opção para seu caso em particular.

Os cursos superiores tecnológicos estão sendo cada vez mais requisitados

O curso de gestão da produção industrial é tecnológico, e de nível superior, a diferença aqui é a menor duração, que são três anos. Os cursos superiores tecnológicos estão sendo cada vez mais requisitados, pois o aluno se capacita em menos tempo e sua inserção no mercado de trabalho é mais imediata. Atendendo as empresas que estão a procura desses profissionais para demandas específicas.

As perspectivas do mercado para estes profissionais têm sido ampliadas, pois a remuneração média para alguém formado em um curso tecnológico é em geral menor do que a do bacharel. A ocupação deste especialista estão em atividades que buscam aumentar a produtividade das empresas, como logística de estocagem, aumento da produtividade, controle na qualidade dos processos e produtos, etc.

Para ampliar as perspectivas de crescimento na carreira busque o curso de engenharia de produção

O curso de engenharia de produção é superior e tem duração de cinco anos de estudo. O engenheiro de produção é responsável pela garantia da eficiência dos processos produtivos, e por manter os custos de produção de uma empresa mais baixos.

O mercado é amplo, pois toda empresa que possua uma linha de produção necessita de um profissional capaz de gerenciar e dimensionar os processos produtivos. O curso superior é mais amplo, pois traz para os futuros profissionais conhecimentos técnicos sobre Gestão de Pessoas, Administração e um básico sobre Economia.

O engenheiro de produção pode atuar no desenvolvimento organizacional da empresa, gerenciar a parte financeira e também é possível o gerenciamento dos recursos humanos necessários para a produção, seja na fabricação de algo ou na prestação de serviços.

O engenheiro do trabalho, como é conhecido neste processo, pode atuar somente com o planejamento e controle da produção. E durante esse planejamento é comum que o profissional faça simulações para encontrar possíveis falhas no processo e assim criar soluções adequadas.

A agroindústria também é uma área de atuação para o engenheiro de produção, pois ele pode ser o responsável pelo controle e gerenciamento da produção agrícola, o processamento industrial, distribuição e comercialização dos produtos em questão. É lembrando que a área agro vem ganhando proporções gigantescas no Brasil.

Você Pode Gostar