Sherry Maia,nasceu em Miranda.Filha de Maria Maia e Deolindo Maia (in memórian) teve a infância cercada pelo carinho da família e a exuberância da natureza que a cidade pantaneira oferece. Como muitos outros jovens do interior,alçou vôo em direção a novos sonhos. Cursar uma faculdade requeria disposição e coragem para sair da cidade pacata e se aventurar para a Capital do Estado. A aventura deu certo;mas a jovem que sonhava em ser Assistente Social se apaixonou pela arte de fazer bonecas e se tornou uma empreendedora de sucesso.
“Eu, particularmente, gostava mais de subir em árvores, brincar no barro e brincar de casinha, o mundo das bonecas muito pouco me encantava! O fato de ter sido criada numa cidade pequena, no pantanal, fez com que o contato com a natureza, as cores das flores, o cheiro do mato, as cascas das árvores e a euforia dos bichos fossem meus companheiros de infância!
Quando saí para cursar o ensino superior, optei pelo curso de Serviço Social, ajudar o próximo foi algo que sempre me fascinou, desde pequena imaginava um dia poder fazer mais do que eu já fazia e a ideia de me tornar Assistente Social era fascinante, essa foi a minha primeira profissão, jamais pensaria que uma máquina de costura me esperava em algum canto do mundo! Mesmo amando minha profissão, ainda não estava realizada!
Minha vida mudou, quando, em uma viagem de férias, sem nenhuma pretensão, apenas por curiosidade mesmo, encontrei-me visitando a maior feira de artesanato da América Latina, em São Paulo, no ano de 2007. Não imaginava, até então, a proporção do nicho de mercado que se apresentava à minha frente! O primeiro contato com linha e agulha me proporcionou uma volta ao tempo, a emoção do momento me levou até aquela cesta cheia de carretéis e outros “apetrechos” de costura sobre a mesa da cozinha da minha avó, lembrei-me até do cheiro do biscoito de polvilho e da grande família reunida em torno do fogão a lenha! Percebi então o resgate que renasce quando uma mulher senta pra costurar!
Os primeiros passos foram inseguros, sem técnica, sem conhecimento, apenas uma vontade enorme de criar! Fui à busca do conhecimento, pois esse era o meu sonho e o meu projeto de vida; Lembro-me bem da primeira vez que mostrei meu produto para uma amiga, foi desanimador! Ela olhou e me disse que aquilo era uma “tranqueira” e que não combinava com a linda casa dela! Pensei em desistir e a dúvida cercou-me de todos os lados, até que resolvi não acreditar nela, passei a frequentar as melhores escolas de boneca de pano e patchwork, em São Paulo e Sorocaba e, a partir daí, um mundo inteiro de novidades se abriu.
Outro momento marcante ocorreu quando visitei, pela primeira vez, o maior distribuidor de tecidos do Brasil, foi inesquecível, comecei a compreender a importância de se escolher matéria prima de qualidade e um bom fornecedor, entendi também a relevância dos estudos para a escolha da linha que se quer seguir!
As linhas que sigo, na arte de fazer bonecas, são as “australiana e americana”, pois vêm de encontro com a inspiração bucólica que minha infância me proporcionou, para mim é como se levasse o campo para dentro de casa. Só uso tecidos 100% de algodão, não uso nada sintético, nada biodegradável, exceto alguns botões como acessórios! Galhos de árvores, flores secas, musgos que crescem em árvores, sementes e tudo o que posso aproveitar da natureza tornam-se acessórios e matéria prima em minhas criações! Todos os tecidos passam por um tingimento natural em canela, café e chás, o que sugere um envelhecimento e objetiva proporcionar um encantamento que nos leve ao passado e nos faça reviver os cheiros da infância!
A paixão pela arte, aos poucos, fornecia a base para a formação de um empreendimento; alguns meses depois de iniciar as criações de minhas bonecas, montei um blog fotográfico e passei a oferecer minhas obras à venda. As primeiras encomendas começaram a surgir e um novo cenário passou a ocorrer, busca por embalagens adequadas para envio, fornecedores, compra de novos projetos caracterizavam a nova realidade, formando-se então o network, naturalmente. Na ocasião, participei de alguns programas de televisão em que tive a oportunidade de expor o meu trabalho e também aceitei convites da Singer para ministrar aulas em feiras temáticas.
O interessante foi descobrir que minhas bonecas eram feitas para mulheres adultas, percebi que raramente as encomendas eram feitas para presentearem crianças. Mulheres me escreviam de vários lugares do mundo, contando suas histórias com bonecas e que as minhas iriam preencher uma lacuna em suas vidas; algumas buscavam porque nunca tiveram uma boneca para brincar quando crianças e outras para reviver as lembranças com suas bonecas do passado. A clientela começou a se formar nas redes sociais e no boca a boca!
Embora já fizesse bonecas por encomenda, nos primeiros anos eu ainda encarava meu trabalho apenas como artesanato, como se eu brincasse todos os dias de fazer boneca, até chegar o momento em que senti que aquilo, na verdade, havia se tornado algo muito maior, era minha profissão, a origem do meu sustento emocional e financeiro. Nessa mesma época enfrentei um divórcio e decidi voltar para minha terra natal e cuidar do meu pai doente. Mas eu precisava seguir em frente. Foi quando, com o apoio do SEBRAE, tornei-me uma Micro Empreendedora Individual e, de lá para cá estou sempre aprimorando meu trabalho e me capacitando como artista e empreendedora, aumentei muito minha autoconfiança e passei a ensinar mulheres adultas a fazerem suas próprias bonecas.
O que começou como se fosse apenas um negócio de vendas pela internet hoje representa um projeto bem maior para mim, atualmente tenho meu próprio ateliê, montei uma escola de boneca de pano e continuo enviando minhas bonecas para qualquer canto do mundo! As minhas colaboradoras, são as minhas alunas, que fazem estágio algumas horas por semana, onde trocamos conhecimento, informações, desenvolvemos linha de produção e todos os desafios que enfrentamos; Uma vez ao ano fabricamos bonecas e doamos para alguma instituição que abrigam crianças!
Se alguém me perguntasse qual a fórmula para se alcançar êxito e sucesso em um empreendimento como o meu, acredito que não seria clichê elencar aqui as orientações recebidas, o que me levou a perceber o quanto são fundamentais: acima de tudo, priorizar a excelência no atendimento aos clientes; escolher bons fornecedores; só utilizar matéria prima de boa qualidade; visitar as feiras específicas; buscar capacitação empresarial; formar o network; possuir um plano de negócio bem elaborado e flexível; estabelecer uma boa parceria com seus colaboradores e, necessariamente, amar o seu trabalho.
Hoje, sinto-me realizada como artista e como empreendedora, sinto que nasci para as minhas bonecas, agradeço pelos ensinamentos e influências que tive ao longo dessa carreira; porém, acredito que é preciso estar em constante sintonia com minhas fontes de inspiração, esperando que cada novo amanhecer represente mais uma oportunidade para dar asas à imaginação e fazer com que as linhas, agulhas e tecidos se tornem uma extensão de meu corpo e assim, à parte, fazermos arte!



