O governador Reinaldo Azambuja assinou hoje (2) dois convênios com a Agência Nacional das Águas (ANA) e participou da entrega de veículos e equipamentos cedidos pela Agencia. As ações fazem parte da semana de comemoração do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. A solenidade aconteceu no auditório do Imasul.
O primeiro documento a ser assinado com a ANA foi a cooperação do Imasul na implantação do Programa de Estimulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiagua) no âmbito do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA). O programa busca promover a implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade de Agua (RNQA) e estimular a padronização em escala nacional dos métodos de coleta de amostras, parâmetros verificados, frequência de análises e divulgação de dados.
Para o governador este tipo de parceria e programa são de extrema importância para o futuro. “A água é um bem precioso e que tem enfrentado muito dilemas em outros estados. Nós temos um grande potencial hídrico e essas parcerias demonstram que nos preocupamos com o futuro, em termos uma água de qualidade”, disse durante o evento.
Outro documento assinado foi convênio para o repasse de recursos de R$ 750 mil referente ao cumprimento da primeira meta do Pacto Nacional pela Gestão das Águas. Este foi o segundo contrato de repasse com a instituição. “Se o Estado cumprir todas as metas do Pacto receberá o total de R$ 3,75 milhões ao longo de cinco anos”, explicou o diretor-presidente da ANA, Vicente de Abreu.
Ao final do evento o governador garantiu para Mato Grosso do Sul veículos, barcos, motores e equipamentos de monitoramento de quantidade e qualidade da agua ao assinar o termo de permissão de uso do bem publico, sendo a Ana a permitente e o Imasul o permissionário. Os bens foram avaliados em R4 1.690.900,28.
Participaram da solenidade o titular de Secretaria de Estado de Desenvolvimento Economico e Meio Ambiente (Semade) Jaime Verruck; o titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Marcelo Miglioli e outras autoridades.

