Os trabalhos de combate à dengue acontecem simultaneamente em todas as regiões da Capital. Nos bairros onde o índice de infestação é considerado acima da média as equipes foram reforçadas para fazer as visitas domiciliares. Nesta semana os trabalhos estão concentrados no bairro São Francisco e Cruzeiro. Nestes bairros o foco do mosquito da dengue, Aedes Aegypti foram encontrados nos pratinhos dos vasos das plantas. Nestes casos a Secretaria de Saúde do Município orienta a retirada dos pratinhos ou por areia nos mesmos.
A supervisora de área do bairro São Francisco, Rosana da Silva reforçou que os pratinhos dos vasos das plantas são os principais focos de reprodução do mosquito e os problemas estão nas residências que ao todo apresentam 78% das notificações dentro dos imóveis. “Para combater o mosquito intensificamos as visitas e seguimos com as principais orientações: Cuidar das tampas dos reservatórios de água, eliminar recipientes que acumulam água”.
De acordo com a agente de saúde da Prefeitura Municipal de Campo Grande após a notificação de um paciente na unidade de saúde o agente vai até a residência fazer a vistoria. “Fazemos a vistoria na casa do paciente, no quarteirão e em todos os quarteirões próximos ao raio do foco da dengue”.
O secretário Municipal de Saúde Ivandro Corrêa Fonseca reforça que as ações de combate à dengue começaram no inicio de janeiro de 2013 quando as notificações dos casos de dengue chegaram a mais de 23 mil nos mês de Janeiro. Neste ano até o dia 15 foram registradas 190 notificações. “Isso mostra que por determinação do prefeito Alcides Bernal, nós nunca paramos de trabalhar no combate à dengue. Neste ano nós intensificamos os trabalhos com reuniões estratégicas com toda equipe de trabalho da Sesau e com apoio de todas as secretarias”, finalizou.

