TRIBUNAL DE CONTAS-SINDROME DE DOW_ABRIL 2024

 

Início » Espetáculo baseado em musicais de Chico Buarque é tributo aos 70 anos do compositor

Espetáculo baseado em musicais de Chico Buarque é tributo aos 70 anos do compositor

por Redacao
0 comentário

“Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos” estreia hoje no Rio com o propósito de celebrar no palco as peças teatrais criadas pelo artista, que completa 70 anos em junho de 2014.

Malu Rodrigues (centro); música de 1985 composta com Edu Lobo. Foto: Daniel Marenco/Folhapress

Malu Rodrigues (centro); música de 1985 composta com Edu Lobo. Foto: Daniel Marenco/Folhapress

De forma discreta, Chico pretende assistir ao espetáculo, dirigido e produzido por Charles Möeller e Claudio Botelho, em cartaz no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, na zona sul carioca.

Chico prefere que a plateia não saiba de sua presença, afirmam os diretores. Uma cabine no segundo pavimento, ao lado da mesa de iluminação, é o local cotado para abrigar o compositor.

De lá, deve conferir a história de uma fictícia trupe teatral que vai fazer as conexões entre canções dos quatro musicais criados por Chico (“Roda Viva”, de 1967, “Calabar”, de 1973, “Gota D’Água”, de 1975, e “Ópera do Malandro”, de 1978), além de outras feitas para outras montagens teatrais, para cinema e TV.

A rotina dos atores andarilhos é o eixo de ligação do repertório. A partir das lembranças do dono da companhia de teatro (interpretado pelo ator-diretor Claudio Botelho), as músicas são associadas aos personagens.

Segundo Möeller, Chico leu o roteiro, mas não pediu qualquer alteração. Autorizou tudo e o projeto foi executado em tempo recorde. Foram quatro meses para criar o roteiro, produzir cenários e figurinos e ensaiar o elenco.

Möeller e Botelho já assinaram outros três espetáculos baseados no repertório buarquiano: duas versões de “Ópera do Malandro” e “Suburbano Coração”. “O Chico não libera a obra dele para quase ninguém. Mas estabelecemos uma relação de confiança”, conta Möeller.

Na recente discussão sobre biografias não autorizadas, Chico saiu em defesa do direito de resguardar a privacidade do artista. Por enquanto, um musical sobre sua vida segue fora dos planos.

“Há uma febre de musicais biográficos. Escolhemos ir por um outro viés”, diz Möeller.

folhaonline

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal