Início » Nas principais cidades de MS o etanol só é vantajoso em Campo Grande

Nas principais cidades de MS o etanol só é vantajoso em Campo Grande

por Redacao
0 comentários

Das oito principais cidades de Mato Grosso do Sul, o uso do etanol é vantajoso frente a gasolina somente em Campo Grande, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (22) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com a ANP, em Corumbá, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, os preços do biocombustível na última semana (de 14 a 20 de julho) estiveram acima de 70% na relação com os valores do combustível fóssil, o que em razão da diferença de poder calorífico dos motores torna desvantajoso o uso do etanol para os veículos flex.

Conforme o levantamento da agência, em Campo Grande, o preço médio do litro do etanol pesquisado em 59 postos de combustível na semana passada ficou em R$ 2,030, enquanto que o da gasolina foi de R$ 2,915, o que representa uma relação de 69,6%.

Moagem

Mato Grosso do Sul fechou a segunda quinzena de junho com a moagem de 12,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar no acumulado da safra 2013/2014, segundo dados da Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado (Biosul). O volume é 48,2% maior do que o registrado no mesmo período da safra anterior, quando haviam sido processadas 8,4 milhões de toneladas de matéria-prima.

A quantidade de cana moída no Estado até o fim de junho representa cerca de 28,1% do volume total estimado pela Biosul para a safra 2013/2014, que é de 44,1 milhões de toneladas. O mix de produção, ou seja, a quantidade de matéria-prima destinada a fabricação de cada produto pelas usinas, está em 72,05% para o etanol e 27,95% para o açúcar.

Com o aumento da moagem, houve incremento também nos volumes de produção das usinas em relação a safra anterior. A fabricação de açúcar aumentou 25,58% frente ao mesmo período do ciclo passado e chegou a 409 mil toneladas. Já o processamento de etanol teve um salto ainda maior, 59,06% e chegou a 647 milhões de litros, dos quais 484 milhões de litros do hidratado e 163 milhões de litros do anidro.

cananews

Você Pode Gostar