Início » Anastácio prepara a Conferência do Meio Ambiente

Anastácio prepara a Conferência do Meio Ambiente

por Redacao
0 comentários

Com o objetivo de discutir com a comunidade sugestões e ideias de políticas públicas para conservação do Meio Ambiente, principalmente, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Anastácio por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos inicia a organização da Conferência Municipal do Meio Ambiente. O tema central que será trabalhado a nível nacional em todas as conferências é a “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, com foco nos seguintes subtemas: produção e consumo sustentável, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda, educação ambiental e financiamento do sistema de implementação da política de resíduos em nível local.

Conferência Municipal do Meio Ambiente acontecerá no dia 16 de julho

Conferência Municipal do Meio Ambiente acontecerá no dia 16 de julho

Em Anastácio, a Conferência Municipal do Meio Ambiente acontecerá no dia 16 de julho, no Centro de Convenções Prefeito Cláudio Valério da Silva, com horário a ser definido pela Comissão Organizadora.

Na última quarta-feira, 12, o prefeito Douglas Figueiredo reuniu-se para tratar da realização da Conferência, com a equipe da Secretaria de Planejamento, coordenada pela secretária Janaina Simoneli, com a secretária de Saúde – Marlene Carlos, Secretário de Administração – Ernandes Peixoto, gerente de projetos – Reginaldo Angelo de Almeida, presidente do SINTED – Rodnei Custódio e os vereadores João Batista dos Santos, Murilo Valério, Gilberto José (China) e Fabiano Correa.

Além da realização da Conferência Municipal, o Município iniciou com a sociedade civil organizada a articulação para a reativação, nomeação e posse do novo Conselho Municipal do Meio Ambiente, que é um órgão imprescindível na discussão acerca de políticas públicas para este segmento.

Conforme explicou o prefeito e presidente da Assomasul – Douglas Figueiredo, para Anastácio a realização da Conferência é relevante, pois, é a maneira democrática de ouvir a sociedade, de promover a participação da população discussão de políticas públicas.

“Nosso objetivo e do governo ao promover as conferências em Anastácio e em todo o país é construirmos, juntos, as soluções para evitar o desperdício, reduzindo a produção de lixo para tonar as nossas cidades mais limpas, mais bonitas e mais agradáveis para viver”, disse o prefeito.

QUEM PODE PARTICIPAR

Da Conferência Municipal do Meio Ambiente em Anastácio podem participar toda a sociedade civil, donas de casa, trabalhadores autônomos, comunidade acadêmica, cooperativas, associações, catadores e recicladores de lixo, comerciantes e funcionários do comércio, povos indígenas e comunidades tradicionais, igrejas, ONG’s e movimentos sociais e instituições governamentais.

LIXÕES E ATERROS

Um dos temas que, sem sombra de dúvidas, está entre os de maior destaque nas conferências, será o fim dos lixões nas cidades. A meta do Governo Federal e inclusive prevista em lei, é acabar com os lixões nas cidades até 2014. De acordo com dados do IPEA, são 2.906 lixões que devem ser fechados até 2014.  Em contrapartida, 27% das cidades brasileiras possuem aterros sanitários. Há 10 anos, eram apenas 17% das cidades que descartavam lixo em aterros, conforme pontua o IBGE.

O município de Anastácio caminha na direção certa, pois, o prefeito anunciou o início da obra de construção da Usina de Processamento de Lixo (UPL) que assegura o funcionamento do aterro sanitário e mais vida útil do mesmo. Pois, sem usina, não há como o aterro – que está concluído – funcionar. De acordo, com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) será referência para todo o Estado, pois, o Município de Anastácio será pioneiro no funcionamento do aterro sanitário agregado a usina.

A Prefeitura de Anastácio está investindo inicialmente R$ 184.921,84, o que corresponde a primeira parcela dos recursos para a implantação da UPL, de um total de investimento de R$ 369.825,68, provenientes do Governo Federal via FUNASA somados a contrapartida de mais de R$ 11 mil da prefeitura.

Você Pode Gostar