Início » Exportação de energia elétrica teve aumento de 17% na safra 12/13 no MS

Exportação de energia elétrica teve aumento de 17% na safra 12/13 no MS

por Redacao
0 comentários

A exportação de energia elétrica gerada pelas indústrias sucroenergéticas de Mato Grosso do Sul teve aumento de 17% na safra 2012/2013 em relação com a temporada anterior. No total , 22 empresas comercializaram 1.292 giga Watts hora (GWh) de energia no ciclo passado. Na safra 11/12,  oito usinas exportaram 1.100 Gwh. Na safra que antecedeu, o total foi de 638 GWh.

De acordo com o presidente da Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Roberto Hollanda Filho, o estado foi o primeiro em tonelada de cana moída por exportação de bioeletricidade em todo o País. Conforme a Biosul, o investimento feito pelas indústrias com a aquisição de novos equipamentos e a modernização das unidades garantiu que mais bioeletricidade fosse exportada. As usinas são auto suficientes e conseguem suprir sua necessidade elétrica a partir do co-gerado pelo bagaço da cana-de-açúcar.

A preocupação com a diversificação da matriz energética veio após o risco do “apagão”, entre 2001 e 2002, quando 90% da energia do País era gerada pelas hidrelétricas. A crise fez com que o governo federal buscasse novas fontes elétricas. Até 2008, o bagaço gerado pelas usinas era considerado um resíduo para as indústrias de açúcar e etanol. O total produzido é, em média, 25% de toda cana moída. Em Mato Grosso do Sul, essa produção chegou na ultima safra a 9,32 milhões de toneladas.
 

Você Pode Gostar