Para alimentar uma população de 9 bilhões de pessoas em 2050, a produção mundial de alimentos deverá crescer 70%, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. “A aplicação de novas tecnologias para aumentar a produtividade é uma das saídas”, aponta Luis Alberto Morais Novais, presidente da Fundação MS, durante o lançamento do Showtec 2012, realizado hoje (12) no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).
“Vamos apresentar mais de 600 novas tecnologias. São ferramentas para o produtor rural que está sendo cada vez mais cobrado pelo mercado internacional”, acrescenta Luiz Alberto. Para o diretor secretário da Famasul, Dácio Queiroz, a diversificação da produção vai trazer benefícios econômicos e ambientais. “Com novas tecnologias porteira adentro, diminuímos riscos e perdas e maximizamos resultados”, analisa Dácio.
A cidade de Maracaju, sede do Showtec, tornou-se vitrine para produtores nacionais e de países vizinhos como Bolívia, Paraguai e Uruguai. “Nossa cidade está entre os maiores produtores de soja, de milho safrinha e aos poucos desponta na produção de cana e a pesquisa é um dos pilares desse resultado”, Kleber Barbosa, secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Maracaju.
Showtec – Realizado pela Fundação MS, o Showtec acontece em Maracaju (MS), nos dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2012. Para esta edição, o tema para o evento será “Produção de Alimentos com Consciência Ambiental” e comemora os 20 anos da entidade realizadora, responsável por incentivar e promover pesquisas para a melhoria das produções na região Centro-Oeste do Brasil. Para essa edição são esperados 15 mil visitantes.
O evento é realizado pela Fundação MS, com a promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo – Seprotur – e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer -, da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – FAMASUL, da Associação de Produtores de Soja – Aprosoja/MS e o Sindicato e Organização da Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul – OCB/SESCOOP/MS com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sebrae/MS, Banco do Brasil e da Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul – Biosul.

