Início » Comunidade Tia Eva já prepara realização de Festa de São Benedito

Comunidade Tia Eva já prepara realização de Festa de São Benedito

por Redacao
0 comentários

A comunidade remanescente de quilombo Eva Maria de Jesus (Tia Eva) e a Associação dos Descendentes de Tia Eva já estão articulando a realização da 92ª Festa de São Benedito. A festividade será realizada no período de 13 a 22 de maio, deste ano, na Capital. “Eu tenho muito carinho pela comunidade e tenho participado dos eventos. É um local que serve de aprendizado. É uma escola, a convivência com a comunidade de São Benedito”, afirmou a Cppir (coordenadora de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul), Raimunda Luzia de Brito.

Raimunda se reuniu hoje com a presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Lúcia da Silva Araújo, juntamente com o presidente da Ong Projetarts Brasil, Joel Antônio da Penha. Eles trataram de assuntos sobre a realização da Festa e também de projetos sociais voltados para a Comunidade.

Lucia disse que a parte cultural do evento terá o apoio do governo do Estado, por intermédio da Fundação Estadual de Cultura. “Os músicos e som ficarão com a Fundação de Cultura. Em breve nós estaremos divulgando a programação completa da realização da Festa”, comentou a presidente da associação. Já o presidente da Ong Projetarts Brasil, Joel Penha, disse que a Ong visa trabalhar com projetos na área sociocultural voltados para a comunidade negra no Estado.

“O projeto vai abranger mais a área cultural, no trabalho da identidade do negro do nosso Estado”, explicou Penha. Segundo ele, a meta é implantar na Comunidade de São Benedito um projeto denominado de “Comunidade Integrada”. “É um projeto sociocultural, que vai abranger também a área ambiental. Ele será lançado durante a realização da 92ª Festa de São Benedito”, afirmou.

São Benedito

A festa de cunho religioso teve início no século passado, quando a ex-escrava Eva Maria de Jesus (Tia Eva) recebeu uma cura de seu santo de devoção, São Benedito. Como forma de gratidão passou a pagar a promessa por causa da graça recebida. Durante as festividades são realizadas missas, novenas, procissões, atividades esportivas (torneio de futebol), atividades culturais (palestras, apresentações culturais, bailes). E ainda haverá almoço de confraternização, no dia 22, no encerramento do evento.

Na opinião da presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Lúcia da Silva Araújo, através da Festa ao Padroeiro a comunidade quilombola local tornou-se uma referência cultural para população do Estado. “Estamos conseguindo passar para a população nossa referência cultural e realizar o sonho de Tia Eva. Também é importante destacar o apoio que recebemos das autoridades estaduais durante as festividades”, disse Lúcia.

Patrimônio histórico

Em 26 de abril de 2008, a Fundação Cultural Palmares concedeu a Certidão de Autodefinição como Comunidade Remanescente de Quilombos aos descendentes de Tia Eva. A comunidade atualmente é constituída por cerca de 115 famílias, a maioria negras. No dia 5 de maio de 1998, a Igrejinha de São Benedito recebeu o definitivo tombamento como parte do Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul, pelo governo do Estado.

TV Morena

Você Pode Gostar