Início » Mais de 120 prefeitos saíram do cargo no Brasil

Mais de 120 prefeitos saíram do cargo no Brasil

por Redacao
0 comentários
Um levantamento divulgado, pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) revela que mais de 2% dos prefeitos eleitos no País em 2008 e que tomaram posse em 2009 não estão mais no exercício do mandato.
Dos 5.563 municípios brasileiros, 126 tiveram troca de prefeito até fevereiro deste ano. Na análise feita por Estado, o Acre, em termos proporcionais, é o local onde houve a maior troca de prefeitos: 13,6%. Amazonas, Espírito Santo, Piauí e Mato Grosso do Sul completam a lista dos cinco primeiros. Os municípios de Alagoas, Amapá e Roraima foram os únicos em que não houve trocas.
De acordo com o levantamento da CNM, no Ceará apenas os municípios de Alcântaras, Bela Cruz e Parambu tiveram mudanças de prefeito.
Em Alcântaras, o prefeito Raimundo Gomes Sobrinho e o vice Joaquim Benício Filho foram cassados, em novembro de 2009, por improbidade administrativa. No município de Bela Cruz, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o mandato do prefeito Pedro Dutra e do vice José Jacaúna, em maio do ano passado, por acusações de compra de votos durante as eleições de 2008.
Já o prefeito de Parambu, Genecias Mateus Noronha, deixou o cargo, no ano passado, para se candidatar a deputado federal.
Segundo a CNM, que é presidida por Paulo Ziulkoski, o principal motivo para as mudanças nas prefeituras foi a cassação de mandato: 65,6%, o equivalente a 84 dos 128 casos registrados.
As cassações por infração à legislação eleitoral correspondem a 36,9% dos casos, e os atos por improbidade administrativa, a 38,1%, de acordo com o levantamento.
Em 19 municípios o prefeito eleito faleceu -quatro foram assassinados, três morreram em acidentes e 12 faleceram por causas naturais. A pesquisa demonstra que a renúncia para concorrer a outros cargos afastou 13 prefeitos e outros dois afastaram-se por doença.
Cassação
65% dos prefeitos perderam o mandato porque foram cassados: 36,9% por infração à lei eleitoral e 38,1% por improbidade administrativa.

Você Pode Gostar