Esta é a primeira fiscalização de produtos perigosos feita em hidrovia no Estado e começou na quarta-feira (2). A operação começou no trecho do rio Paraguai em Corumbá e subiu até Cáceres (MT). Depois de percorrer 100 quilômetros de hidrovia, a lancha retornou e desceu mais 75 quiômetros até o Porto da Manga. Produtos como combustível, minério de ferro, tintas, gás, nafta e carvão precisam de licenciamento para transitar pela hidrovia.
A hidrovia Paraná-Paraguai conta com uma movimentação de cargas que gira em torno de 5,849 milhões de toneladas/ano. A maior parte das cargas são de minério de ferro, manganêz, grãos e clínguer rio abaixo e fertilizantes, combustível e cargas em geral rio acima.
Os fiscais do Ibama contaram com o apoio da PMA (Polícia Militar Ambiental) e da Capitania dos Portos da Marinha de Ladário e permaneceram no rio até o final da tarde de ontem (3).

