O quartel do Comando-geral da Polícia Militar sediou esta tarde (8) a solenidade de troca de comando do cargo de chefe do Estado-Maior-Geral da Corporação. O coronel PM Luiz Catarino da Silva assumiu no lugar do coronel Luis Carlos Garcia Gomes. A solenidade contou com a presença do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, entres outras autoridades da Segurança Pública do Estado.
O decreto de novo comando do segundo cargo mais importante da Polícia Militar foi divulgado no Diário Oficial do Estado de ontem (7). O novo chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar, Cel Luiz Catarino da Silva, que estava à frente do Policiamento no Iinterior do Estado, recebeu a posse com satisfação, lembrando os deveres do cargo e agradecendo a confiança da Segurança Pública. “Receber essa cargo é de extrema importância. Com certeza buscarei junto ao coronel David possíveis mudanças para aprimorar cada vez mais o trabalho na Polícia Militar do Estado”, afirmou o novo chefe do Estado-Maior-Geral.
O Cel Luiz Catarino é natural de Ponta Porã, e traz na bagagem uma vasta experiência na vida militar. Dentre as nomeações, já comandou a Polícia Militar Ambiental de Aquidauana, assumiu o sub-comando da Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito (Ciptran), entre outras passagens por batalhões de municípios do Estado.
Durante a cerimônia, o antigo chefe de Estado-Maior-Geral, coronel Garcia, agradeceu e se despediu da corporação , enfatizando a importância do trabalho de equipe. “Agradeço primeiramente à Polícia Militar. Um trabalho eficaz é feito principalmente de trabalhado em equipe. Quero dar boas-vindas ao coronel Catarino e dizer que valeu a pena ter colaborado para a boa formação da Polícia Militar”, afirmou, lembrando as diversas funções que exerceu ao longo dos 30 anos de carreira na PM.
O ex-chefe de Estado Maior da PM deixa o cargo para assumir a Assessoria Militar da Presidência do Tribunal de Justiça. O coronel Garcia acumula ao longo de sua carreira funções importantes como a Superintendência das Políticas de Segurança Pública. Foi também foi subcomandante do atual 2ºBPM em Três Lagoas, subcomandante e comandante do 13ºBPM em Paranaíba, subcomandante do 1ºBPM em Campo Grande, comandante do 14ºBPMRv e Chefe da PM/3.

