Com o objetivo de apresentar à sociedade as iniciativas que conciliam atividades produtivas com a conservação ambiental, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) sediou ontem a noite (18) a solenidade de premiação do 5º Prêmio Brasil de Meio Ambiente no Ano Internacional da Biodiversidade.

O prêmio é um reconhecimento do nosso trabalho em prol da conservação
O atrativo ecoturístico Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado no município de Jardim (MS) e conhecido internacionalmente pelo passeio de flutuação em águas cristalinas, conquistou o prêmio Melhor Trabalho em Ecoturismo.
Para a Diretora de Sustentabilidade do passeio, Luiza Coelho, o prêmio é de extrema importância tanto para o atrativo quanto para o destino. “Além de divulgarmos o destino Bonito/Serra da Bodoquena ao público nacional, o prêmio é um reconhecimento do nosso trabalho em prol da conservação. Quando se trabalha com ecoturismo é fundamental seguir diretrizes de sustentabilidade, porque como atrativos naturais dependemos da natureza conservada.”
Luiza destaca também a importância da união das entidades para o fortalecimento do turismo. “O destino Bonito/Serra da Bodoquena está se tornando mais conhecido, isso é resultado do trabalho conjunto dos atrativos, associações e poder público. Atualmente, já não se pode mais ignorar a adoção de práticas de sustentabilidade, já que estas mesmas práticas favorecem a gestão empresarial”, afirma.
A edição 2010 do Prêmio Brasil de Meio Ambiente é uma iniciativa do Jornal do Brasil, Casa Brasil, JB Ecológico e JB Online.
Sobre o Rio da Prata
O Recanto Ecológico Rio da Prata iniciou suas atividades em 1995 com o objetivo de criar um modelo de ecoturismo sustentável conciliando a rentabilidade e desenvolvimento regional com conservação ambiental, tudo isso dentro dos princípios da sustentabilidade.
Oferece atividades de trilha e flutuação, mergulho com cilindro, passeio a cavalo e observação de aves (Birdwatching). O passeio de flutuação é desenvolvido dentro da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata – Reserva Particular do Patrimônio Natural – unidade de conservação da natureza que permite a proteção perpétua da área, criada por iniciativa do proprietário.
Em 2008, o Rio da Prata também foi o vencedor da categoria Melhor Trabalho em Ecoturismo, durante a 3º edição do Prêmio Brasil de Meio Ambiente.
bonitobrazil

