Início » Seminário sobre a Saúde do Homem é realizado na capital

Seminário sobre a Saúde do Homem é realizado na capital

por Redacao
0 comentário

A Secretaria de Estado de Saúde realiza nos dias 9 e 10 de agosto o “Seminário Estadual de Atenção à Saúde do Homem para Construção dos Planos de Ação Municipal”. O objetivo é apresentar a Política Nacional da Atenção Integral à Saúde do Homem aos coordenadores da saúde do homem e da família de cada município do Estado, para que assim eles possam desenvolver os planos de ações nas cidades onde atuam.

A finalidade de implantar os planos municipais é fazer com que os homens adquiram o hábito de procurar as unidades de saúde e façam as prevenções necessárias, mesmo considerando que a maior dificuldade é conscientizá-los sobre a importância de se cuidarem. O seminário vai acontecer na Chácara do Lago, em Campo Grande.

No primeiro dia, os participantes assistirão a uma série de palestras, abordando o Plano Nacional, doenças, a proposta do plano de ação estadual, e a apresentação das experiências de alguns municípios. O evento terá a participação de um representante da Área Técnica de Saúde do Homem Ministério da Saúde. No segundo dia, os coordenadores representantes dos municípios farão a construção e apresentação dos Planos de Ação local. 

Portaria

A portaria do Ministério da Saúde nº 1.944, de 27 de agosto de 2009, propõe a Política Nacional da Atenção Integral à Saúde do Homem. A iniciativa visa qualificar a saúde da população masculina, de 20 a 59 anos, resguardando o cuidado e a integralidade da atenção primária, assim sendo possível garantir a promoção da saúde e a prevenção aos agravos evitáveis.

 A norma ressalta também os principais fatores de morbimortalidade e as determinantes sociais que resultam na vulnerabilidade da população masculina aos agravos à saúde. Um dos principais objetivos da implantação de uma política nacional é promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e políticoeconômicos, e com isso garantir o aumento da expectativa de vida na população masculina.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal