Início » Pesquisadores da USP exploram cavernas alagadas de Bodoquena

Pesquisadores da USP exploram cavernas alagadas de Bodoquena

por Redacao
0 comentário

Durante a Expedição de Mergulho em Cavernas do Projeto Cavernas Alagadas da Bodoquena , a equipe NAUITEC visitou uma das nascentes do Rio Salobrinha, afluente do Rio Salobra.

Localizada no fragmento norte do Parque Nacional da Bodoquena, com acesso pelo assentamento Canaã, apresenta uma boca decorada com espeleotemas, oriundos a infiltração da água calcária por um enorme paredão. Em seu interior existe um grande salão com cerca de 30 metros de profundidade, quando inicia-se uma restrição extensa e inclinada que vai até os 40 metros,oferecendo um grande grau de dificuldade.

Após passar por essa restrição, que tem o teto de rocha e o fundo de pequenas pedras roliças, a equipe atingiu outro salão de grande dimensão, onde avançaram até os 53 metros de profundidade, limitação esta pelo gás usado pelos mergulhadores da equipe. Na parte imersa, não existem espeleotemas, pois trata-se de uma cavidade de gene freática, e que apresenta grandes variações de volume, de acordo com a época do ano e as chuvas. Foi encontrado no local um peixe da espécie Piau, aos 50 metros de profundidade.

A pesquisadora e Doutoranda da USP, Livia Cordeiro, especialista em fauna cavernícola, juntamento com o Mestrando Rodrigo Borghesan também da USP, participaram da expedição (parte externa e superfície da caverna).

A Expedição à Nascente do Salobrinha foi documentada pela equipe de TV da Vídeo / Rally Brasil, que produzirá vários programas e documentários sobre as cavernas alagadas da Serra da Bodoquena .

O mergulhador Alvanir Oliveira, conhecido como “Jornada” já havia visitado a caverna em 2007 e o retorno foi muito além do esperado. É a terceira caverna localizada dentro da área do Parque Nacional da Bodoquena, e que, depois de explorada, poderá se tornar mais um importante ponto de mergulho em cavernas na região.

 Bonito Brazil

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal