TCE_IMPOSTO DE RENDA_MAIO 2024

 

Início » Hospital desenvolve trabalho sobre o aleitamento materno

Hospital desenvolve trabalho sobre o aleitamento materno

por Redacao
0 comentário

De 02 a 06 de agosto, o Brasil desenvolve diversas atividades e ações em saúde, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno. Trata-se da “Semana Mundial do Aleitamento Materno”.

Vale ressaltar que o leite humano é muito diferente do leite adaptado (leite em pó). O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebê de certas doenças e infecções.

Neste sentido, o Hospital Regional Dr. Estácio Muniz de Aquidauana, que desenvolve trabalho referência e pela qualidade no atendimento prestado, possui desde o ano de 2001 o título “Hospital Amigo da Criança”, intensificou durante toda semana o trabalho de conscientização da “Amamentação Apenas 10 Passos”.

No Hospital Regional, além das orientações da amamentação saudável, toda gestante internada com mais de 32 semanas de gestação, recebe orientação sobre as vantagens do aleitamento materno. E após o parto, todo recém nascido deve ser amamentado na primeira meia hora de vida. Outra orientação, é que o recém nascido, deve permanecer junto à mãe durante todo o tempo de internação, e também, é proibido levar mamadeiras, chupetas e chucas para o hospital.

No Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, o recém nascido somente pode ser amamentado pela própria mãe, e na alta, é obrigatório a entrega do Cartão da Criança preenchido. Neste sentido, toda mãe, é orientada a fazer retorno na Unidade de Saúde mais próxima num período de 07 (sete) e 10 (dez) dias com o bebê para consulta de puericultura, teste do pezinho e da orelhinha, e caso necessitam de apoio ao aleitamento materno de seu filho, pode ainda procurar o Hospital ou uma unidade de saúde.

Além dessas orientações, o Hospital também segue 10 (dez) passos explicativos. A Maternidade disponibiliza 21 (vinte e um) leitos, sendo 19 (dezenove) SUS – Sistema Único de Saúde, destes: 10 (dez) designados para Obstetrícia Clínica e 11 (onze) para Cirúrgica. Conta ainda com 04 (quatro) UIN – Unidade Intermediária Neonatal.

A diretora do Setor de Enfermagem, Sandra Maria Calonga, explica que a Maternidade “Dr. Alfredo Pinto de Arruda”, cumpre inúmeras exigências,  “procuramos cumprir rigorosamente o que preconiza os Dez passos para sucesso do Aleitamento”, explica a enfermeira Sandra.

A Maternidade do Hospital Regional tem como Coordenador médico o Dr. Laudson Perdomo Spada, e uma equipe de trabalho que se completa com mais 16 funcionários, entre técnicos e auxiliares de enfermagem.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal