Chegou a hora dos pais, mães e/ou responsáveis levarem seus filhos menores de 5 anos até um posto de saúde em Anastácio para tomarem a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil. A campanha de vacinação é nacional, desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 17 milhões de crianças nos postos de vacinação espalhados por todo o Brasil.
A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida que começa subitamente.
A dificuldade motora instala-se inesperadamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias.
A doença está erradicada no Brasil desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS), porém não se pode descuidar, pois é uma doença grave.
O secretário Municipal de Saúde, Flávio Espíndola explica que serão disponibilizadas doses da vacina contra a paralisia infantil em todas as estratégias de saúde da família e na unidade básica do Município, além de outros pontos espalhados pela cidade.
“Na primeira etapa da campanha a Secretaria Municipal de Saúde de Anastácio superou a meta nacional e nesta segunda etapa, queremos repetir com êxito o sucesso na imunização das nossas crianças”, enfatiza o secretário.
Confira os postos de vacinação em Anastácio, que funcionarão das 8 às 17 horas: Estratégia de Saúde da Família Benta Vieira; Estratégia de Saúde da Família Anastácio; Estratégia de Saúde da Família Arapongas; Estratégia de Saúde da Família Vila Umbelina; Secretaria Municipal de Saúde.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde: 3245-1743/2241.