TCE_SERVIDOR_OUTUBRO 2024

 

Início » OAB de MS cria comissão especial para acompanhar eleições

OAB de MS cria comissão especial para acompanhar eleições

por Redacao
0 comentário

A OAB/MS criou uma Comissão Especial de Acompanhamento das Eleições 2010 (CEAE), além dessa medida a entidade vai colocar, a disposição da comunidade o site “Eleições Limpas” que será lançado oficilamente amanhã, sexta feira, a partir das 9 horas no plenário da instituição. Durante o lançamento do site, estarão presentes, além do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), Leonardo Duarte, representante do Tribunal Regional Eleitoral de MS, Desembargador Luiz carlos Santini, Procurador Regional Eleitoral, Pedro Paulo Grubits, advogados e diversas autoridades.

Para o presidente da OAB/MS, Leonardo Duarte é de sua importância que a sociedade saiba quem está elegendo. “Nossa missão é informar a população de forma clara e simples sobre o perfil dos candidatos que estão na disputa. É preciso votar com consciência”. Ele informou ainda que a instituição pretende, no decorrer do período eleitoral, promover debates e palestras entre os candidatos que disputam o governo do estado.

Pela manhã, Leonardo Duarte tomou conhecimento pela impressa de incidentes, envolvendo o governador André Puccinelli, candidato a reeleição pelo PMDB que, teria se envolvido em uma briga com um jovem de 24 anos durante campanha em um bairro da Capital. ” Estou impressionado com  a proporção, o rumo que a disputa eleitoral vem tomando e, ainda no processo inicial da campamha. De um lado temos uma candidatura que deseja poder economico para mandar, ou manipular as eleições,  enquanto a outra candidatura se defende dizendo que aquele que o acusa é o que costuma praticar a compra de votos. Por essas razões é que a nossa instituição estará fiscalizando,   acompanhando de perto esse pleito eleitoral”. 

Além do incidente envolvendo o Governador André Puccinelli do PMDB, candidato a reeleição , Leonardo Duarte comentou o fato, também relatado pela imprensa, sobre processo licitatório aberto pela Assembléia Legislativa do Estado, para aluguel de impressoras, que teve como vencedora a empresa H2L Equipamentos e Sistemas LTDA, a principal doadora na campanha de 2006 do atual 1º Secretário da Casa, deputado Ary Rigo (PSDB). A empresa doou cerca de R$ 110.000,00 (cento e dez mil reais) para Ary Rigo. ” Qualquer empresa, seja ela doadora de campanha ou não, pode perfeitamente se inscrever e participar de processos licitatórios. Infelizmente a legislação eleitoral permite essa situação. Esse tipo de situação acabou  provocando a reação da  OAB Nacional que, pretende lançar no próximo dia 15 de novembro a campanha “Reforma Política Já”, que a exemplo da campanha da “Ficha Limpa” deverá repetir o sucesso e encontrar eco junto a sociedade brasileira”, finalizou.

Marta Freire

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal