TCE_IMPOSTO DE RENDA_MAIO 2024

 

Início » Curso de capacitação Pró-Letramento é concluído em Bodoquena

Curso de capacitação Pró-Letramento é concluído em Bodoquena

por Redacao
0 comentário

Com a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, foi concluído mais um curso de capacitação na Rede de Ensino. O Pró-letramento é um programa de formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para a melhoria da aprendizagem dos alunos em leitura, escrita e matemática.

Este programa ofereceu duas etapas de capacitação dos professores do município, sendo 84 horas presenciais e 36 horas à distância onde os professores desenvolveram projetos melhorando o ensino e aprendizagem das escolas municipais e estaduais.

Este programa é amparado no PAR (Plano de ações articuladas) do município e é uma das primeiras ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação junto às universidades: UFES ( Universidade Federal do Espírito Santo) responsável pelas turmas de matemática e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) responsável pela turma de Alfabetização e Linguagem. A primeira fase dessa capacitação foi oferecida de 20/02/2009 à 14/09/2009 e o revezamento das turmas iniciou em 30/03/2010, com término em 23/06/2010.

Pró-letramento em matemática: Prevê a utilização do principio da problematização dos conteúdos e das práticas cotidianas dos professores para o ensino da matemática. Busca significar práticas e conteúdos sem perder a cientificidade necessária à vida do cidadão, trazendo à tona novas leituras com novos enfoques para o ensino da matemática.

Pró-letramento – Alfabetização e Linguagem: Tendo em vista que a leitura é condição essencial para que se possa compreender o mundo, os outros, as próprias experiências e a necessidade de inserir-se no mundo da escrita, torna-se imperativo que o aluno desenvolva habilidades lingüísticas para que possa ir além da simples decodificação das palavras.

Na cerimônia de encerramento se fizeram presentes: O prefeito Jun, a secretária de Educação  Zuila Aranda, o Coordenador Eraldo Juarez de Souza; o tutor de Alfabetização de Linguagem, professor Aparecido Pereira da Silva; a tutora de matemática professora Cláudia Solange Alzeman da Silva e professores da rede municipal e Estadual.

O encerramento do curso foi marcado com apresentação cultural por alunos da sala de recursos da Escola Estadual Joaquim Mário Bonfim; Mensagem de reflexão; pronunciamento das autoridades e apresentação dos trabalhos realizados pelos professores de linguagem e de matemática em suas respectivas salas de aula.

O professor Eraldo deixou clara a sua satisfação em concluir mais uma importante etapa de capacitação acontecendo na rede Municipal. “Parabenizo a todos que não mediram esforços para concluir o curso. Os professores aprenderam novas maneiras de abordar nossas crianças, fruto dos coordenadores que se capacitaram para repassar os conteúdos de maneira brilhante”, disse Eraldo.

“Parabenizo os tutores guerreiros: Cláudia e Aparecido que ao lado do profº Eraldo, demonstraram persistência junto aos professores da rede. É visível a diferença na prática pedagógica daqueles que participaram efetivamente do curso. Sinto-me orgulhosa pelo número de finalistas. Continuaremos com outras capacitações, ações estas, que temos e teremos todo apoio do Prefeito Jun”, disse Zuila.

Em suas palavras, o prefeito Jun deixou explícito a todos que tem se esforçado muito para apoiar a Educação. “A mobilização pela qualidade da Educação é uma constante preocupação nossa e é assim que vamos continuar trabalhando, lutando para melhorar a cada dia o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em nosso Município”, disse o prefeito.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal