O Senai abre nesta sexta-feira (25/06) as inscrições para o processo seletivo para preencher 540 vagas em 9 cursos gratuitos da modalidade de aprendizagem industrial em Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Sidrolândia e Três Lagoas. Os interessados têm até o próximo dia 1º de julho para se inscrever nas unidades operacionais do Senai das cidades citadas, das 7h30 às 11h00 e das 13h30 às 17h00, sendo que nos dias 25 e 28 de junho, devido aos jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo, os horários de atendimento serão, excepcionalmente, das 13h30 às 17h00 e das 7h30 às 13h30, respectivamente.
Segundo o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai, Jesner Escandolhero, as provas serão aplicadas no dia 18 de julho com início às 13 horas nas seis cidades onde são oferecidos os cursos, enquanto os gabaritos das avaliações serão divulgados no dia 19 de julho no portal da Fiems (www.fiems.org.br) e nas respectivas unidades operacionais. “A relação dos aprovados será afixada nos murais dessas unidades e postada no portal da Fiems no dia 30 de julho, sendo que as matrículas poderão ser efetuadas de 2 a 13 de agosto”, informou, completando que as vagas remanescentes serão preenchidas pelos candidatos aprovados suplentes e as aulas terão início no dia 16 de agosto.
Os cursos disponibilizados são: assistente administrativo industrial (Campo Grande e Dourados), assistente de produção industrial (Campo Grande, Dourados e Três Lagoas), costureiro industrial (Campo Grande e Sidrolândia), eletricista de instalações prediais de baixa tensão (Três Lagoas), eletricista de manutenção industrial (Dourados), mecânico de manutenção de automóveis (Campo Grande e Dourados), mecânico de manutenção industrial (Campo Grande, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas), operador de processos industriais de carnes e derivados (Dourados) e operador de processos industriais de curtimento de couro (Campo Grande).
Seleção
Jesner Escandolhero reforça que a aprendizagem industrial é um processo de formação profissional que visa proporcionar ao aprendiz as competências fundamentais para sua inserção no mercado de trabalho industrial como um trabalhador qualificado. “Ela é destinada à formação inicial de aprendizes, segundo as diretrizes e bases da legislação da educação e do trabalho”, destacou.
Ele explica que a idade mínima para ingresso do aprendiz varia conforme o curso de interesse, sendo que o mesmo deve concluir o curso antes de completar 24 anos. “Também há o requisito de possuir o Ensino Fundamental completo para o caso dos cursos disponíveis nesse processo seletivo”, completou, informando que os candidatos serão avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, sendo considerado como critério de desempate o maior aproveitamento na prova de Língua Portuguesa e depois na de Matemática.
Serviço – Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas nas unidades operacionais do Senai em Campo Grande (67 3321-0421), Dourados (67 3411-2600), Naviraí (67 3461-2141), Nova Andradina (67 3441-4912), Sidrolândia (67 3272-5959) e Três Lagoas (67 3509-5200)