TRIBUNAL DE CONTAS-SINDROME DE DOW_ABRIL 2024

 

Início » Prefeitura de Anastácio, PM, Ambiental e Bombeiros realizam passeio ecológico

Prefeitura de Anastácio, PM, Ambiental e Bombeiros realizam passeio ecológico

por Redacao
0 comentário

112 alunos foram recepcionados pelo prefeito

Para finalizar a programação da Semana do Meio Ambiente em Anastácio (de 31/05 a 05/06), as Secretarias municipais de Assistência Social e Educação, promoveram no último dia 02 de junho, um passeio ecológico com os alunos integrantes dos projetos Patrulha Mirim e Patrulha Florestinha.

Os 112 alunos foram recepcionados pelo prefeito Cláudio Valério e pela primeira-dama Severina Valério em sua chácara, onde foram montadas pistas de gincanas, esportes: voleibol, futebol, queimada, rapel, tirolesa e os patrulheiros puderam passear de barco pelas águas do Rio Aquidauana até a altura da Chácara Cachoeira do Campo/Aquidauana.

As atividades radicais como tirolesa, rapel e o passeio de barco foram estruturadas pelo 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Aquidauana, que esteve presente com uma equipe liderada pelo Major Claudiney Quintana, comandante do SGB.

A Polícia Militar de Aquidauana e Anastácio, também participou do ‘dia de campo’ dos pequenos patrulheiros. Os comandantes Ten. Cel. Flávio Katumi (7ºBPM/Aquidauana) e Major Marcos do Nascimento (1ºPel. PM/Anastácio) acompanhados de demais policiais das respectivas guarnições ministraram aos alunos palestras sobre a prevenção do uso de drogas e formas de violência, e ainda preparam atividades esportivas e de lazer para os patrulheiros.

O comandante da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana, Capitão Daniel Elias dos Santos juntamente com a guarnição ambiental cedeu os barcos e destinou policiais para acompanharem os alunos e as autoridades no passeio ecológico pelo Rio Aquidauana, com o objetivo de mostrar as condições ambientais em que se encontram a mata ciliar. O meio ambiente é uma questão de cidadania, todo ser humano tem direito a uma vida saudável e produtiva, em harmonia com o meio em que vive.

Assim, os alunos além de atividades esportivas e passeio ecológico, participaram de palestras sobre: Desenvolvimento Sustentável, ministrada pelo secretário Municipal de “Desenvolvimento Sustentável” – Valdevino Santiago; “Primeiros Socorros”, ministrada por oficiais do Corpo de Bombeiros; e “Meio Ambiente e Ecologia”, ministrada pelo PM Ambiental – Cabo Da Cruz, coordenador da Patrulha Florestinha.

“Estamos felizes por poder participar de tudo isso, por termos a oportunidade de conhecer mais sobre o nosso meio ambiente, o Rio Aquidauana, nossa fauna e flora. As palestras nos ajudam a tirar dúvidas e ainda podemos aprender muito mais sobre como podemos ajudar o nosso meio ambiente na preservação, não só plantando árvores, mas nas tarefas do dia-a-dia, na nossa casa e na escola. Nós agradecemos ao prefeito Cláudio Valério e as Policias e o Bombeiro que juntos estão nos proporcionando essas experiências”, disse a aluna Tainara, patrulheira mirim em Anastácio.

Estiveram participando das atividades, além dos comandantes da PM, Bombeiros e PMA, os secretários municipais Laércio Valério (Educação), Honorato de Souza (Assistência Social), Ernandes Peixoto (Administração), vereador e presidente da Câmara Municipal – Manoel Luiz da Silva, a equipe da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Anastácio, coordenadora da Patrulha Mirim – sargento Fátima Inês de Brito e Assessorias de Imprensa do 1ºSGB/Aquidauana e 7º BPM/Aquidauana.

O prefeito Cláudio Valério agradeceu a presença de todos os alunos e das equipes e dos comandantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Policia Ambiental, que não mediram esforços para ajudar na realização do passeio ecológico e palestras.

“Esse não é apenas um passeio ecológico, é uma oportunidade que vocês [alunos] tem de conhecer mais sobre o nosso meio ambiente, verem in loco como está a nossa natureza, o que podemos fazer para ajudar a cuidar do nosso patrimônio ecológico. Desejamos, que cada um de vocês saiam daqui conscientes da importância de estarmos unidos nessa tarefa de cuidar da natureza, que vocês possam passar tudo que aprenderam aqui para os seus familiares e amigos. Cada aluno aqui é um porta-voz e um guardião do meio ambiente dentro de casa, na sala de aula e na rua”, salientou o prefeito.

Foto: Luiz Carlos da Silva

Fonte: Assessoria de Imprensa

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal