A Prefeitura de Corumbá inicia o processo para tombamento nacional do Banho de São João como Bem Cultural de Natureza Imaterial. A partir das 14 horas da segunda-feira (21), dia de abertura do Arraial do Banho de São João, o assunto será debatido durante encontro no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, com a participação de gestores ligados a órgãos federais e estaduais na área cultural, além de personalidades que participaram da pesquisa que resultou no tombamento estadual de uma das maiores festas culturais de Mato Grosso do Sul.
Denominado Bate Papo sobre o Banho de São João de Corumbá, o evento marca a abertura do arraial na cidade, que vai até o dia 24 de junho. Os objetivos do encontro, que integra a programação do Arraial do Banho de São João são: levantar informação para o processo de tombamento nacional da festa como bem imaterial; contribuir para a preservação das tradições e culturas populares do município; e despertar na comunidade o sentimento de pertencimento a uma manifestação secular. O processo do tombamento foi iniciado quando a administração municipal incluiu, entre os 27 projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, a realização do Inventario Nacional de Referencias Culturais do Arraial do Banho de São João.
São João
Festa única no País, uma mistura de crendice popular, religiosidade e culto profano, a programação reserva diversos atrativos para os quatro dias, na estrutura que começa a ser montada no Porto Geral, às margens do Rio Paraguai, com direito a descida de mais de 100 andores na noite de 23 de junho, para o banho do Santo nas águas do rio. Também estão programados shows musicais, com destaque para a banda Falamansa, que se apresenta na noite de abertura.
A programação foi criteriosamente elaborada pela prefeitura municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, que reserva para o primeiro dia, além do bate-papo sobre o tombamento, a realização do Concurso de Andores, a partir das 18 horas, no Porto Geral. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), na Praça da República, 119, centro, até as 16 horas da sexta-feira. Os interessados em participar do concurso devem apresentar RG e comprovante de residência no ato de inscrição. Para as 18h30, Novena de São João, na Capela de São João Batista, localizada na Ladeira Cunha e Cruz, seguida de uma Santa Missa, a partir das 19 horas. O Arraial no Porto Geral será aberto às 19 horas e os atrativos são inúmeros: Feira Gastronômica e Artesanato, Pau de Sebo, locais temáticos, Tenda Mística, A Rocinha, Correio Elegante e Altar dos Santos. Para as 20 horas está programada uma apresentação da Oficina de Dança e, a partir das 21h30, show com a banda Falamansa.
Na terça-feira (22), Encontro de Cururu e Siriri do Pantanal de Corumbá, às 17 horas, no Centro de Convenções; Novena de São João, às 18h30, e Santa Missa, às 19 horas, na Capela de São João Batista, localizada na Ladeira Cunha e Cruz. O Arraial será aberto também às 19 horas e, além dos atrativos na estrutura, a noite reserva o Encontro de Cururueiros, a partir das 19 horas; Concurso de Quadrilhas Juninas, às 19h30; Quadrilha da Melhor Idade, às 20 horas; show com o grupo Os Tradicionais, às 20h30, e show com Tostão e Guarani, às 22 horas.
Já na quarta-feira (23), data da descida dos andores, a festa começa com uma Novena de São João às 18h30, na Capela de São João Batista, e Santa Missa em homenagem a São João, às 19 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. No Porto Geral, o Arraial será aberto às 19 horas.
Às 22h30, está prevista a descida do Andor Oficial da Prefeitura e a instalação do Mastro com Cururueiros e a Dança do Siriri; às 23 horas, queima da fogueira; às 23h30, apresentação da Quadrilha Oficial Vai Quem Quer, seguida de um show pirotécnico. Os shows musicais estão programados para ocorrer a partir de 0h15, com Estação Quadro, e à 1h30, Lívia e Nando. A descida dos andores acontece durante todo o dia.
No último dia da festa, quinta-feira (24), a programação reserva uma missa em homenagem a São João, na Capela de São João, às 19 horas; arraial a partir das 19 horas; shows com a banda MBW, a partir das 21 horas, e com Marinho Azevedo, a partir das 23 horas.
São Pedro
Também integra a programação a Festa de São Pedro, que começou no último dia 6, com uma missa na Igreja de São Pedro e início da peregrinação da Bandeira do Santo nas casas, empresas e instituições da cidade. No sábado (19), está previsto o desfile dos carroceiros, a partir das 10 horas, pela Rua Frei Mariano, no centro. A Festa de São Pedro será no dia 29, na Igreja de São Pedro, no bairro Cervejaria. Neste dia, às 12 horas, será servido almoço com peixe frito; às 15 horas, Procissão Fluvial de São Pedro pelo Rio Paraguai; às 19 horas, missa em homenagem a São Pedro com quermesse, e às 20 horas, show com a Banda Destak.