No apito final da Copa da África do Sul, começa a promoção turística do Brasil como destino internacional da Copa do Mundo em 2014. O Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur, terá uma série de ações para mostrar a diversidade natural e cultural do país e das cidades sede, além da infraestrutura turística.
“A Embratur tem um planejamento de marketing turístico internacional até 2020, o Plano Aquarela, no qual a Copa em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 são os pontos altos. Ao final da Copa na África do Sul, esta estratégia entra em campo, buscando potencializar, para o turismo, o grande efeito de exposição que o país terá neste período. Tanto a nova campanha publicitária que será lançada como as ações promocionais visam tornar o país mais conhecido como destino turístico, fortalecer sua imagem e ampliar o número e o gasto de visitantes internacionais”, explica a presidente da Embratur, Jeanine Pires.
Na Casa Brasil – Brazil Sensational Experience, que funciona de 15 de junho a 11 de julho em Joanesburgo, a Embratur está responsável pelo túnel sensorial que recepciona os visitantes, chamado de “Brasil de Norte a Sul”. Um corredor de sensações mostra a diversidade de imagens, sons, cultura e natureza do Brasil das diversas regiões.
Vinte metros, divididos em cinco grandes telas contínuas, proporcionam uma viagem por imagens da geografia e cultura do país, com mapas que localizam as regiões, hábitos culturais, pessoas e seus tipos físicos diversos, a natureza e sua biodiversidade. Na parede oposta ao grande filme, saem diversos sons que mostram a diversidade da música, de sons da natureza e dos sotaques brasileiros.
Promoção nas ruas de Joanesburgo
A Embratur busca atingir três públicos com suas ações, concentradas em Joanesburgo – o público da Copa (turistas internacionais em viagem para África do Sul, que são potenciais turistas para o Brasil em 2014); a imprensa internacional e os formadores de opinião (grupos de incentivo levados por grandes empresas, os patrocinadores, operadores internacionais de turismo). Para isso, além da Casa Brasil, que receberá os três públicos, serão realizadas ações promocionais de rua; uma agência de notícias produzirá conteúdo para a imprensa internacional durante a Copa da África; e uma nova campanha promocional será lançada ao final dos jogos da Copa 2010.
As ações promocionais com os turistas da Copa circularão por Joanesburgo no Sensational Bus, que para em pontos determinados para fazer apresentações de música, dança, jogos interativos, quiz com distribuição de brindes.
Ao final da Copa em Joanesburgo, começa a nova campanha internacional do Brasil como destino turístico. O principal destaque é uma campanha de TV, com inserções de um minuto nas emissoras internacionais credenciadas para transmitir os jogos da África, que deve atingir 70 países. O filme foi feito pelo cineasta Fernando Meirelles. Além do filme, ao final da Copa 2010, a Embratur lança também o livro “Brasil de Todas as Cores”; um hotsite “Seleção Brasileira de Cidades” (com informações turísticas das cidades-sede da Copa de 2014, em espanhol, inglês e português); vídeos no YouTube; peças publicitárias veiculadas na mídia de 14 países (revistas, outdoors, mobiliário urbano).
Uma agência de notícias, organizada pelas empresas de Relações Públicas internacionais licitadas da Embratur, funcionará durante a Copa na África do Sul, para fornecer conteúdo editorial, imagens e vídeos sobre o Brasil para a imprensa internacional.
Casa Brasil na Internet
A partir de 7 de junho, estará no ar um hotsite com imagens e informações sobre a Casa Brasil – Brazil Sensational Experience. O site está disponível em inglês, espanhol e português.
MTur
Foto: Sérgio Amaral