Durante cumprimentode mandado de busca e apreensão hoje pela manhã na denominada Operação Formatura , a Polícia Federal encontrou pedras preciosas sem documentação em uma residência no bairro Recanto dos Pássaros, região oeste de Campo Grande. A operação da Polícia Federal investiga desde 2008 a venda de diplomas falsos em 7 Estados, incluindo Mato Grosso do Sul.
Na residência de um dos responsáveis pelo responsáveis pelo Idefor (Instituto de Desenvolvimento, Estudo e Formação de Mão de Obra de Mato Grosso do Sul), foram apreendidas pedras preciosas e semi-preciosas sem documentos que deve ser expedida pelos órgãos reguladores pela comercialização e exploração de minerais.
O homem identificado pelas iniciais B.F. foi preso em flagrante pela Polícia Federal. Ainda na casa de B.F. , foram encontrados vérios documentos, computadores, certificados, cópias de documentos pessoais e históricos escolares, que fariam parte do esquema de diplomas falsificados.
O material apreendido foi encaminhado para a Perícia Criminal da Policia Federal. A Operação Formatura começou a cumprir 59 mandados de busca e apreensão, sendo 25 em Mato Grosso do Sul. A ação investiga a venda de diplomas nas cidades de Campo Grande, Alcinópolis, Rio Negro, Sidrolândia, Nova Andradina, Corumbá, Ponta Porã e Ivinhema.
Em maio deste ano, a Polícia Civil desbaratou o esquema de venda de diplomas falsos pela escola Paulistec. Cerca de , mais de 1.200 pessoas foram lesadas pelos documentos falsos,estima-se que o prejuízo seja superior a R$ 630 mil. O Procon está realizando audiências de conciliação para buscar o ressarcimento das vítimas.