Acontece em Dourados o 6º Festival Internacional de Teatro

Com investimentos do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), acontece de 10 a 28 de setembro o Festival Internacional de Teatro de Dourados, que já está em sua 6º edição e mobiliza os movimentos teatrais do País inteiro e oferece ao público espetáculos regionais, nacionais e internacionais, assim como de universidades, oportunizando trocas de experiências e saberes entre os grupos participantes.
O Festival conta ainda com várias oficinas, palestras e workshops, com a finalidade de estimular a reflexão sobre o fazer artístico e sobre as condições de produção/percepção de signos e significados nas artes cênicas.
O evento busca inovação de linguagens e experimentações, atualizando e capacitando artistas e públicos, fortalecendo a inserção social dos indivíduos como cidadãos críticos e participantes, possibilitando, através da arte, novos olhares sobre o mundo e o exercício pleno da cidadania.
Em 2014 o 6º FIT Dourados selecionou espetáculos, através de edital de concursos publicado pela Proex/UFGD (Universidade da Grande Dourados), para as mostras nacional, regional e universitária. Espetáculos de 16 Estados brasileiros enviaram projeto para participação no evento, sendo São Paulo (43), Minas Gerais (25) e Rio de Janeiro (20) os Estados com maior número de projetos enviados nas categorias nacionais.
As cidades com mais projetos enviados foram Belo Horizonte (20), Rio de Janeiro (17) e São Paulo (8). Também enviaram projetos os Estados da Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Alagoas, Amazônas, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal.
Dentre as Categorias Regionais, foram quatro inscrições para a categoria Regional Palco e duas inscrições para categoria Regional Rua, além dos espetáculos da categoria Universitário com mais dois inscritos, sendo um deles do Rio de Janeiro/RJ.
O Festival já faz parte do calendário douradense e se consolidou como um importante evento cultural da cidade. Sendo o maior festival de teatro de Mato Grosso do Sul, o FIT, além de fomentar a produção e divulgação teatral da região, proporciona a troca de experiências entre os profissionais locais, nacionais e internacionais.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento no www.fitdourados.com ou pelos telefones da Coordenadoria de Cultura UFGD – (67) 3410-2877/3410-2875.

Sem Comentarios

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com