
Sessão plenária na Câmara Municipal de Miranda – Foto: Arquivo/Gazeta do Pantanal
Vereadora Gabi da JR (PODEMOS) requer esclarecimentos à Sanesul sobre recomposição das vias públicas após escavações
1. Esclarecimento técnico detalhado sobre os procedimentos adotados na recomposição das vias públicas após as escavações;
2. Que informe se o cronograma previsto para a correção e recuperação definitiva dos trechos já danificados;
3. Que apresente relatório de fiscalização e controle de qualidade do material utilizado para o fechamento das valas;
4. E que adote, com urgência, as medidas corretivas necessárias para garantir a segurança e qualidade das vias públicas.
Considerando que a população tem manifestado diversas reclamações quanto ao afundamento das vias públicas recentemente cortadas para a passagem da tubulação de esgoto;
Considerando que, mesmo após o fechamento dos trechos com massa asfáltica (tapa-buracos), nota-se o rebaixamento e desnivelamento do piso, causando transtornos à trafegabilidade de veículos e pedestres, além de comprometer a durabilidade das vias;
Considerando ainda que tais falhas aparentam decorrer de falta de compactação adequada ou de materiais insuficientes no processo de recomposição do pavimento;
Justifica-se este pedido pela necessidade de resguardar o patrimônio público e a segurança da população, assegurando que as obras executadas atendam aos padrões técnicos e contratuais exigidos.
Vereador Evair (PT) reivindicou plantadeira mecanizada de rama de mandioca para as comunidades Lalima, Cachoeirinha e Mãe Terra
A aquisição deste equipamento é de grande importância, pois a mandioca é uma das principais culturas agrícolas cultivadas pelas famílias indígenas, servindo como fonte de renda, alimentação e sustentabilidade das comunidades.
O uso da plantadeira mecanizada proporcionará: Aumento significativo da produtividade, Redução do esforço físico dos agricultores, Maior agilidade no plantio, Padronização das mudas, garantindo melhor aproveitamento da área plantada, Fortalecimento da agricultura familiar indígena, gerando mais autonomia e segurança alimentar.
Diante disso, solicito o apoio para viabilizar esse importante equipamento, que contribuirá diretamente para o desenvolvimento agrícola e o fortalecimento econômico dessas comunidades.
Vereador Ed Antônio Gordo (PT) solicita barracas padronizadas e caixas plásticas para mulheres feirantes
A entrega de barracas padronizadas proporcionará melhor estrutura, mais segurança, conforto e visibilidade às feirantes, contribuindo para um ambiente de feira mais organizado e atrativo para a população e turistas. Já as caixas plásticas garantirão melhor acondicionamento dos produtos, preservando a qualidade dos alimentos e facilitando o transporte das mercadorias.
Além disso, essa iniciativa incentiva o desenvolvimento econômico local, valorizando o trabalho das mulheres que dependem da feira para sustentar suas famílias, fortalecendo a economia solidária e promovendo dignidade e melhores condições de trabalho.
Vereador Michel (PSDB) solicitou reparos na iluminação pública no espaço do parquinho da COHAB
A realização de reparos na iluminação pública do parquinho localizado na COHAB é necessária para garantir maior segurança e bem-estar às crianças, famílias e demais moradores que utilizam o espaço. A falta ou insuficiência de iluminação tem causado dificuldade de uso do local no final da tarde e início da noite, aumentando riscos de acidentes, vandalismo e sensação de insegurança.
Portanto, faz-se necessária a manutenção urgente da iluminação pública no local, garantindo condições adequadas de uso e reforçando a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade da COHAB.
Vereadora Rose da Saúde (PSD) apresentou Moção de Aplausos a equipe Aldeia Voley Club, representante da aldeia indígena Moreira, em reconhecimento à brilhante participação e à excelente colocação conquistada na Mirancopa
Destacamos e agradecemos especialmente o técnico DEIVISON PIRES, responsável pelo comando das equipes feminina e masculina, cuja liderança, visão estratégica e empenho constante são fundamentais para o desenvolvimento dos atletas e para a evolução do clube. Seu trabalho fortalece o esporte dentro da comunidade, inspira os jovens e fortalece os valores de união, disciplina e respeito.
Agradecemos também ao dirigente do time masculino, Oswaldo Fonseca Neto, pelo suporte organizacional, pela gestão responsável e pelo compromisso com o fortalecimento do projeto esportivo. Sua atuação é essencial para que o time avance com estrutura, incentivo e condições adequadas de treinamento.
Reconhecemos ainda o trabalho do auxiliar técnico Carlos Natanael, que tem desempenhado um papel importantíssimo no apoio aos atletas e na condução das atividades técnicas, contribuindo diretamente para o preparo e o sucesso das equipes.
O empenho conjunto de atletas, técnico, dirigente, comissão técnica e comunidade indígena demonstra que a Aldeia Voley Club Aldeia Moreira é um verdadeiro símbolo de resistência, determinação e orgulho para nossa cidade. Parabenizando as equipes que foram campeões:
Aldeia Vôlei Masculino Sub 17
– NICHOLAS GABRIEL OLIVEIRA LEMES
– KELVIN DE OLIVEIRA VELASQUEZ
– JONATHA INÁCIO DA SILVA CASTRO
– REINALDO VIEIRA GONÇALVES
– ANDREY AMORIM
– PEDRO HENRIQUE
– HUGO DA SILVA
– EDUARDO CASA NOVA
– RUAN DA SILVA PEREIRA
– HUGO VINICIUS
Aldeia Vôlei Feminino Sub 17
– TALLINY FRANGUELI NIMBÚ
– ANA PAULA BONIFÁCIO BOGADO
– VITORIA DOS SANTOS
– TIENY DA SILVA PIRES
– LANA MIRELLA ATTENE CAMPOS
– ISABELLA DUTRA PRIMO MEIATO
– MARIANE CAROLINE DOS SANTOS SILVA
– MARIA EMÍLIA GONDIM DOS SANTOS
– SARAH CLARO VENTURINI
– GEOVANNA DUTRA PRIMO MEIATO
Campeões e Vice-campeões do vôlei de Areia
1? lugar campeão sub 17 masculino
.RUAN & REINALDO
2?lugar vice-campeão sub 17 masculino
.NICHOLAS E ANDREY
Diante do exposto, esta Casa manifesta seus aplausos a Aldeia Voley Club da Aldeia Moreira, agradecendo e parabenizando DEIVISON PIRES, OSWALDO FONSECA NETO, CARLOS NATANAEL, e todos os envolvidos, desejando que novas conquistas continuem inspirando os jovens da Aldeia e elevando o nome do nosso município.
Vereador Paulinho (PSDB) indicou troca das lâmpadas comuns por lâmpadas de led na Aldeia Babaçu
A substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED é necessária para melhorar a eficiência energética, reduzir o consumo de energia elétrica e proporcionar melhor iluminação aos moradores da aldeia.
As lâmpadas de LED oferecem maior durabilidade, menor manutenção e melhor desempenho luminoso, trazendo benefícios ambientais e econômicos.
Diante disso, solicitamos que seja realizada a avaliação técnica e, posteriormente, a execução da troca das lâmpadas existentes por modelos LED.
Aquisição de bebedouro pra atender a Secretaria de Serviços Urbanos
A presente indicação tem como objetivo solicitar a aquisição de um novo bebedouro para a Secretaria de Serviços Urbanos, tendo em vista que o equipamento anteriormente existente encontrava-se danificado e sem condições de uso.
Os servidores da Secretaria realizam atividades diárias sob calor intenso, sendo essencial o acesso à água potável para garantir bem-estar, saúde e melhor desempenho no trabalho. Dessa forma, a substituição do bebedouro é uma medida simples, porém necessária, para assegurar condições adequadas de trabalho aos profissionais que tanto contribuem para o desenvolvimento e manutenção da nossa cidade.
Instalação de tubulação com manilhas na rua 13 de Maio, no bairro Matadouro
A presente indicação tem como objetivo solicitar a tubulação da vala atendendo a uma reivindicação dos moradores da região.
A obra se faz necessária devido ao acúmulo de água e mau cheiro causados pela vala a céu aberto, o que compromete a segurança, o trânsito e a saúde pública.
A instalação da tubulação adequada proporcionará melhor escoamento das águas pluviais, evitando alagamentos e contribuindo para a melhoria da infraestrutura e qualidade de vida dos moradores locais.
Vereador Juninho Medeiros (PSDB) apresentou Moção de Aplausos a professora Maria de Lurdes da Silva Neco, pelo excelente trabalho como diretora das escolas rurais de Miranda
A professora Maria de Lurdes Neco é Natural de Corguinho MS, nasceu em 12/08/1957, professora licenciada e pós graduação em História pela UFMS e funcionária concursada da prefeitura municipal de Miranda. Casada com José Neco há 50 anos. Mãe de 4 filhos Marlei, Jailson, Jucemar e Rosimar. Lecionou em escola Rural de 1981 a 1988 quando mudou-se para cidade. Concursada desde 1991. Em 2001 assumiu a direção da escola Polo Raimundo dos Santos e mais 27 extensões rurais e indígenas. Atualmente comanda com grande desvelo além da escola Polo em Duque Estrada as extensões Baldomero no Paxixi, Bandeirante no Assentamento, Gumercindo Ribeiro em Salobra, Beatriz Bumlai na BR Pec, Major Alfredo na Caimam e 18 de novembro no Assentamento Tupabaê. Seu Maior sonho a construção de uma escola no Assentamento Tupabaê.
Diante da dedicação e da garra demonstrada na direção das escolas Rurais, apresentamos a presente Moção de Aplausos parabenizando o trabalho da Professora Maria de Lurdes Neco e toda sua equipe:
COSME DIAS BORBA – COORDENADOR
CARMEM CIRLÂNDIA DO NASCIMENTO ASSUMPÇÃO – COORDENADORA
ZENI REGINALDO DOS SANTOS – COORDENADORA
ROSILEI MOREIRA MARTINS DE PAULA – SECRETÁRIA
ANDREIA DOS SANTOS CRUZ – PROFESSORA
ANSELMA VITORINO LEODÉRIO – PROFESSORA
ARIELI DOS SANTOS RIBEIRO – PROFESSORA
CLEIDEOMAR MORAES PINHEIRO – PROFESSORA
EUZIMAR PINTO GONÇALVES – PROFESSOR
IDÁLIA DE CARVALHO ROCHA – PROFESSORA
JANE VITRO CARDELÍQUIO – PROFESSORA
JOSÉ EDIVAGNER ZUZA – PROFESSOR
JOSÉ MARQUES – PROFESSOR
LILIANE MARTINS RODRIGUES – PROFESSORA
MARCELA ROCHA DIAS DOS SANTOS – PROFESSORA
NATILA QUINTANA PEREIRA – PROFESSORA
QUÊNIA SILVA DE OLIVEIRA ANTUNIS – PROFESSORA
ROSEMEIRE MARTINES TORRES – PROFESSORA
SÔNIA BEZERRA NOGUEIRA – PROFESSORA
VÂNIA CORREIA DOS SANTOS – PROFESSORAROSALINA FONSECA VIANA – PROFESSORA
Aquisição de uniformes e (EPIS) para funcionários da Secretaria de Obras
A solicitação de Uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os funcionários municipais é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar desses profissionais no desempenho de suas funções. Além disso, O município tem a responsabilidade de zelar pela segurança e bem-estar de seus funcionários, especialmente aqueles que desempenham papéis cruciais na manutenção da ordem pública. O fornecimento adequado de uniformes e EPIs reflete o comprometimento institucional com a segurança e a saúde dos servidores municipais.
Em resumo, a justificativa para essa solicitação, é importante destacar especificamente os riscos associados às atividades desempenhadas por esses profissionais e como o uso de equipamentos de proteção individual pode mitigar esses riscos, garantindo assim um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
