
Membros do grupo acompanharam votação – Foto: Vinicios Araújo/Midiamax
Nesta quinta-feira (13), a Câmara de Vereadores de Campo Grande aprovou, em regime de urgência, um projeto de lei que cria um corpo de voluntários da Defesa Civil Municipal, oportunizando a participação do grupo Legendários.
Se aprovado pela prefeita Adriane Lopes (PP), o projeto, de autoria do vereador Herculano Borges (Republicanos), permitirá que os voluntários prestem suporte às equipes da Defesa após desastres ou situações que necessitem de apoio.
Segundo Enéas de Carvalho Netto, coordenador da Defesa Civil Municipal, a criação de um comitê de voluntariado já é previsto dentro do escopo da Lei nº 12.608, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
“Ele está trazendo para Campo Grande essa criação, de maneira que possamos regulamentar eles [Legendários], criar um banco de dados para poder fazer a inserção desse grupo que deseja se voluntariar a atender situações de desastres ou outras que necessitem de apoio”, explica.
Enéas pontua que o grupo Legendários é composto por homens com diferentes expertises, portanto, a colaboração deixará os atendimentos mais robustos e abrangentes.
“[Vamos] triar grupos específicos: aquele grupo que sabe operar uma motosserra, aquele grupo que sabe operar uma motopoda, aquele grupo de voluntários que vai trabalhar numa ação, por exemplo, de carregar alimentos. Tudo para poder fazer o atendimento, seja em Campo Grande ou em outra cidade no interior do Estado que careça de atendimento.”
O coordenador explica que o cadastro será sobressalente para emergências. Se aprovado o projeto, os voluntários passarão por treinamento com a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros. Fonte: Midiamaxuol

